Tuesday, June 02, 2015

Every Secret Thing

Com o sucesso de algumas serie de televisão sobre detetives, mesmo as menos convencionais como True Detetive, e comum nao so o cinema de primeiro plano, mas também o serie B, e este filme e um exemplo disso, pese embora o bom elenco reunido estamos obviamente num filme de pequeno estudio, com resultados tambem eles modestos desde logo comercialmente com uma mediania quase indiferente ao valor do filme, e nem a presença de algumas figuras conhecidas do grande publico lhe deu qualquer outro tipo de valor comercial.
Os anos 90 foram prodigos em filmes de detetives ou pelo menos de investigações policiais, que entretanto desapareceram, pois bem este ano este tipo de problematica parece reaparecer com uns filmes com mais meios e outros que se dissolvem num territorio dificil. Este e daqueles pequenos filmes que tem uma historia de base e uma abordagem interessante ao dar aquilo que o policia vai conhecendo de diferentes prespetivas ate ao resultado final, mas depois perde a intensidade necessaria na riqueza de personagens, principalmente na ligaçao e o plano mais pessoas dos detetives.
Mesmo assim temos um filme com algumas virtudes muito centrada na relaçao e nos motivos de cada uma das suspeitas, aqui temos duas vivencias complicadas mais diferentes e nesse descobrir da realidade de cada uma delas que o filme tem o seu maior valor, a formula de puzzle que se vai decifrando resulta sempre num filme policial e aqui nao e exceção.
Pena e que isto e feito sem grande dose de creatividade, e nos pequenos pontos o filme seja mesmo isso pequeno curto, sem risco, sem nada que o torne diferenciador ou mesmo de inegavel qualidade, a determinados momentos o filme quer seguir um trajeto sem obstaculos mas essa facilitismo tira de outros niveis e consequentemente de outros resultados.
A historia fala de duas jovens que em crianças sao acusadas da morte de uma criança e cumprem sete anos num reformatório, quando saem uma nova criança desaparece, e eis que as suspeitas sao as mesmas contudo tera sido um plano a dois ou nao.
O argumento tem um ingrediente interessante em termos de filmes policiais, o facto de esconder e bem a forma como vai seguir, mesmo que depois se concretize como um filme previsivel, a forma como se vai desenvolvendo funciona. Tem como grande brecha a quase falta de profundidade dos dois detetives e neste vetor poderia estar o segredo para mais altos voos do filme.
E ingrato avaliar uma realizaçao com poucos meios, e aqui temos isso, mesmo assim parece sempre que a opçao por um filme escuro por si propria nunca nos parece elemento qualificativo do filme, e aqui muito menos, para ter essa toada teria de ter outros elementos como contexto fisico proprio que o filme acaba por nunca ter.
Em termos de cast o filme e mais rico em nomes do que propriamente na qualidade das interpretaçoes, Lane e uma senhora atriz e o filme ganha com isso, mais pela presença do que pela exigencia do guiao, Banks esta em ma forma principalmente no lado mais independente, mas perde com a falta de profundidade da personagem, por fim, Fanning perde para a sua outra companheira de cast e suspeita, mas o filme tambem pese isso


O melhor - A forma de puzzle resulta sempre como entertenimento

O pior - A falta de profundidade das personagens que investigam

Avaliação - C

No comments: