Tuesday, June 09, 2015

Testement of Youth

O cinema tem coisas de particularmente interessantes. Uma delas e como um ano pode dar a volta às carreiras de diversos actores tornando-os de um momento para o outro figuras conhecidas do grande publico. Este filme e mesmo um dos que isso e mais relevante, na altura em que foi produzido do trindente de protagonistas so Kir Harrington era conhecido pela sua prestaçao como John Snow, contudo depois dos sucessos de Ex-Machina e Kingsman este tornou-se num passeio de futuros promissores, num filme independente britanico que conseguiu boas criticas com algumas nomeaçoes para premios da critica inglesa, comercialmente não foi um filme com muita seduçao talvez por as figuras em questao ainda não o eram naquele momento.
Os filmes de guerra são sempre muito mais interessantes no final de os visualizarmos e na mensagem que nos querem dar do que propriamente no filme e no decurso da duração do filme. Este e claramente mais um filme desse genero ou seja, so no fim conseguimos observar a imponencia de uma mensagem de pacifismo mesmo nos momentos mais dificeis e isso e imponentemente sublinhado e bem trabalhado no filme.
O problema e que um filme de guerra deve ser intenso, e o filme poderia o ter sido em cada um dos segmentos desde logo na relaçao das personagens as mesmas sao descritas como fortes mas pouco trabalhadas para assim serem em termos de ecra, parece sempre que o filme perde mais tempo em poemas do que propriamente em explicar a força das relaçoes, e aqui podemos dizer que o filme poderia e deveria ser intenso emocionalmente.
E este facto perde tambem o facto como o filme não trabalha as mortes e o luto das mesmas o que conjugado com o ensino final poderia tornar um filme de um impacto ainda maior. Mesmo assim temos uma forma difrente de ver a guerra num biopic interessante que vale muito mais na mensagem e na pessoa em questao e no realismo de cada momento do que propriamente no filme e naquilo que o filme é na sua essencia.
A historia fala de uma estudante de Oxford que em plena primeira guerra mundial ve as suas pessoas mais chegadas, irmão, noivo e amigo irem para a guerra, acabando por responder ao vazio criado na sua vida com se voluntariar como enfermeira na guerra.
O argumento parece mais forte na mensagem que quer transmitr do que propriamente na forma com que se concretiza, as personagens ate sao interessantes e as suas motivaçoes tambem, mas a parte introdutoria deveria ter mais espaço, e aqui os dialogos deveriam ser mais intensos do ponto de vista emotivos, talvez menos literarios.
Na realizaçao Kent tem um tipico filme de epoca made by BBC sem grande risco, sem grande ritmo sempre apostado em que seja as personagens por si so a brilhares sem o potenciares. Mesmo dentro de algum tradicionalismo temos uma realizaçao simples e eficaz.
No cast este filme vem antecipar o que Ex-Machina já tinha demonstrado Vikander e uma das maiores promessas atuais do cinema mundial e com um talento multifacetado que deve ser trabalhado, tem intensidade tem recursos intepretativos e é bonita tudo parece ser os igredientes para o sucesso. Ao seu lado mas com menos brilho Egerton parece tambem ir no caminho certo, e daqueles actores com carisma que preenche o ecra mesmo quando não e mais que figurante e quando assim acontece boas coisas se esperam do seu futuro. Pior acaba por ser Harrigton quando foge do lado simplista de Snow os defices interpretativos e o excesso de muletas acabam por vir ao de cima.

O melhor – A mensgem de paz independente dos lados.

O pior – As relaçoes deveriam ser mais potenciadas na caracterização -


Avaliação - C+

No comments: