Friday, May 31, 2013

The Great Gatsby



Se existe obra singular da literatura americana é esta historia no centro do pré depressão em Wall Street, que depois de diversas conversões ao cinema tem neste ano e no espirito único de Lurhman mais uma desta vez com a chancela de grande produção mas com promessa de fidelidade a historia base. Os resultados foram duais, se por um lado criticamente a mediania e alguma divisão foram marcantes em termos comerciais e condução do filme para uma época mais forte neste termos permitiu ao filme um resultado de bilheteira muito interessante, principalmente para um filme com muito pouco de Blockbuster.
Sobre o filme podemos dizer que por um lado ele é fiel a historia de base o que e sempre positivo tendo em conta a dimensão da mesma mas por outro lado e principalmente no seu inicio tem todas as componentes que fazem de lurhman um realizador próprio com um estilo muito seu que o diferencie de tudo o resto. E nisto podemos ver a claramente a sua versão da historia sem que esta se perca.
Contudo e aqui que também reside algum dos problemas do filme, principalmente porque nem todos os grandes livros tem em si a boa base para um bom filme a aqui parece claramente isto a historia central do filme é limitada principalmente para um filme com grande longevidade parece sempre que o filme é demasiado pausado ou tão pouco o filme consegue em termos narrativos ter o vigor que a produção em si consegue facilmente.
Mas em termos produtivos o filme e excelente no sentido estético principalmente no seu inicio e na sua introdução quando o filme perde essa dose de loucura torna-se mais aborrecido e banal e aqui o filme parece perder fulgor que apenas consegue recuperar no seu final. Ou seja um filme com virtudes de autor mas com as debilidades que provavelmente são acentes na própria historia e podem explicar o facto da historia nunca ter tido o seu grande filme.
A historia e conhecida um peculiar milionário resolve efectuar diferentes festas de alta sociedade com o objectivo de chamar a atenção da mulher da sua vida, contudo a recuperação do passado e algo que nem sempre o dinheiro pode comprar facilmente.
O argumento e fiel a historia e aqui não se denota muita diferença nesta historia em si, e filme, da espaço as personagens mas ao mesmo tempo não tem em si nada de particularmente novo, e o argumento possível para a historia com virtudes e defeitos.
A realização e excelente Lurhman e um grande artista e com excepçao de Australia soube da melhor forma ter um estilo próprio diferenciador, esteticamente impressionante e orignal, daqueles pontos que e sempre necessário nos novos autores audácia para fazer algo aperciavel e acima de tudo original este filme tem tudo.
O cast e do mais alto nível Di Caprio e um dos melhores actores de Hollywood e uma personagem tao carismática como este so com um actor ao mais alto nível e Di Caprio esta ao melhor nível neste complicado papel principalmente na linguagem não verbal, que demonstra o melhor de um dos melhores actores da sua geração ao seu lado Mulligan capaz, e competente sem deslumbrar num papel que poderia ser mais bem potenciado. A escolha de Maguire e sempre discutível, a personagem podia ser mais forte com um actor mais intenso, mas o estilo do actor e este quer se goste ou não, como é o meu caso. E por fim Edergton, num papel com relevo mas que parece estar a muitos níveis longe principalmente de Di Caprio para tornar a disputa mais forte e intensa.

O melhor – O mundo de Baz.

O pior – Um bom livro não ser sempre um excelente guião

Avaliação - B

No comments: