Saturday, May 04, 2013

Love is All you Need

Ver Pierce Brosnan como pai de um dos noivos e acabar por apaixonar-se pode soar a deja vu principalmente para quem tem em mente o Mamma Mia, contudo desta vez temos um filme diferente com o mesmo conceito mais um drama com contornos de romantismo sobre a batuta de Susanne Bier uma realizadora que este ano ainda lançara o aguardado Serena que junta novamente Cooper e Lawrence. Sobre este filme podemos dizer que os resultados foram vagos comercialmente so apenas em paises produtores as coisas correram bem e criticamente não foi alem de uma mediania que Bier norlmanete não esta habituada.
SObre o filme podemos dizer que é o tipico filme de encontro de amor na terceira idade, segmentado com paisagens idilicas conflitos mais ou menos previsiveis, ou seja daqueles filmes de reuniao de familiar para reuniao de conflitos cada vez mais comuns so que com algum teor europeu pelos temas que vai debruçando sempre com ligeireza como a doença e acima de tudo a homossexualidade, mas não deixa de ser um filme murxo previsivel e redundante.
O inicio do filme parece ir beber ao que de melhor tem o cinema europeu que e a riqueza dos dialogos, e neste particular o filme funciona no primeiro terço, contudo com a introduçao do humor o filme torna-se basico simples e quem sabe com uma prespectiva demasiado comercial o que lhe retira alguma profundidade que inicialmente tenta ter, mesmo assim estamos perante um filme que se observa bem a um ritmo pausado que permite o espectador saborear o clima e o contexto que a italia funciona.
OU seja um filme que não ira causar muito ruido para casais em busca do romantismo ou esperança perdida, ligeiro sem grande desgaste emocional ou mental mas que por outro lado nunca consegue ser aquilo que realmente esperamos de um filme, mas nunca consegue ser um filme positivo mesmo na paixao da personagem central.
A historia fala de um jovem casal que embarca para Italia para proceder ao casamento contudo antes reunem familiares directos de ambos com muitos conlflitos entre eles e pior que isso com os proprios elementos do casal.
O argumento inicia bem, introduz bem uma historia usada e previsivel mas que a riqueza inicial dos dialogos funciona, contudo com o passar do tempo torna-se um filme mais basico mais directo menos preocupado e ao mesmo tempo bem menos forte e apelativo para as personagens e para si proprio.
Realizar em Italia e facil e deixar as paisagens falar por si e aqui e o que Bier faz, em acendente na carreira parece que lhe falta um grande filme quer em termos narrativos quer como objecto estetico sera o proximo onde a atençao estara mais centrada a ver vamos, aqui não passa da mediania.
O cast dominantemente europeu funciona bem, sem grande primor mas cumpre o que o filme pede, o que também não é muito, Brosnan serve para dar valor comercial ao filme ja que as suas qualidades interpretativas estão longe de ser brilhantes e vastas como mais uma vez o filme comprova.

O melhor - Os primeiros vinte minutos.

O pior - TOrnar-se numa ideia já vista e gasta

Avaliação - C

No comments: