Sunday, May 19, 2013

Quartet

É conhecida a ambição dos actores um dia lançarem-se atrás das camaras com um projecto mais seu, no ano passado chegou a vez de Dustin Hoffman arriscar a sua sorte num pequeno filme sobre a terceira idade mais concretamente passado num centro de 3ºa idade para musicos famosos. Os resultados foram provavelmente melhor do que esperado quer comrcialmente onde ainda conseguiu alguma visibilidade num filme a partida sem grande sabor comercial, mas tambem criticamente asvalorizações foram positivas tendo inclusive alguns artigos da especielidade colocado Maggie Smith como oscar contender o que acabou por não ocorrer.
Sobre o filme podemos dizer que Hoffman apostou num cinema tradicional inglês com as suas virtudes como sentido de humor e um filme de dialogos, mas por outro lado com os seus defeitos pouco ritmo, um rigor demasiado acérrimo num cinema contemporaneo onde pelo menos o grande publico é ligeiramente mais exigente. Mesmo assim estamos perante um filme que trata um assunto cada vez mais actual e dificil de abordar como a dificuldade em assumir a velhice, mas acima de tudo olhar para a terceira idade como a forma de resolver conflitos e ai o filme funciona facilmente, com um ritmo ligeiro mas funcional.
A melhor virtude do filme esta na contraposição de casa duo de personagens se o duo central nos da a emoçao e o conflito por outro lado eles são auxilidados por um outro duo mais ligeiro que torna o filme mais facil e divertido com principal noção para a personagem interpretada por Billy Connely.
Ou seja um filme simples mas com bons apontamentos que nos parece ser um bom arranque para um realizador que optou por um genero dificil exigente nem sempre reconhecido, num ritmo de acordo com o tema mas que no fim nos mostra alguma habilidade principalmente ao introduzir tambem a tematica da musica como pano de fundo.
O filme fala-nos de uma instituição que alberga idosos ex figuras de proa do mundo da musica, que entra em alvoroço com a chegada de mais uma estrela que contudo tem relaçoes fortes ja nas pessoas institucionalizadas, aqui para alem dos conflitos pessoas ja existentes no decurso da vida existe um concerto unico para dar.
O argumento e interessante prima os dialogos e as personagens e nisto o filme funciona melhor do que na propria acção e no interesse da historia de base, e princiaplmente pela riqueza individual de personagens bem montadas e principalmente bem falantes.
A realizaçao nao e vistosa Hoffman e um realizador que se nota estar no inicio, pois tem medo de arriscar quase sempre e o simples num estilo adoptado de mais rigor do que espetaculo podemos dizer que e mais funcional do que deslumbrante.
O cast é rigoroso mão também o filme não permite grandes insterpretações pelo seu caracter ligeiro apenas Connoly funciona um furo acima que e perceptivel para quem ve o filme, de resto normal, ou seja bons papeis mas nada de particularmente relevante.

O melhor - O tema cada vez mais actual.

O pior - O excesso de british mode

Avaliação - C+

No comments: