Saturday, May 25, 2013

Iron Man 3

Quando há cinco anos foi lançado o primeiro filme sobre as peripecias de Iron Man mais conhecido como Tony Stark poucos podiam esperar que três filmes depois incluindo o mega sucesso dos vingadores esta seria uma das personagens mais rentaveis e de filmes com uma maior recepcitividade geral. Para o terceiro filme a barreira estava colocada bem no topo e o certo é que mesmo assim foram ultrapassadas, principalmente me termos de valor comercial onde o filme rapidamente bateu todos os records da saga seguindo os traços dos seus vingadores. Ja criticamente as avaliações foram positivas pese embora não tivessem sido totalmente deslumbrantes mesmo assim parece-nos um filme que conseguiu sempre reunir sucesso em dois prismas.
Sobre o filme podemos dizer que o sucesso deste filme e principalmente da saga tem um ponto em si que se destaca de todos os outros e a personagem e principalmente a forma com que Downey Jr conseguiu montar uma personagem tão credivel e tão interessante que consegue reunir todo o carisma de um super heroi com um sentido de humor que é unico e o tornou rapidamente numa das figuras mais singulares e aperciadas do cinema actual e que nesta saga teve o reconhecimento que precisava. muitos dizem que é ele, pois bem simplesmente resulta.
Sobre o filme em si, é indiscutivel a facilidade com que o filme funciona principalmente porque tem dois elementos que sao indespensaveis para um bom bloackbuster principalmente acção e efeitos de primeiro nivel, e depois porque o humor por si utilizado e actual e quase sempre resulta na perfeição, principalmente nas dinamicas da personagem central, na relação com pepper e neste filme acima de tudo na personagem de Kingsley, no restante o filme continua aquilo que os antecessores fizeram com alguns promenores que funcionam melhor e outros menos evoluidos.
Ou seja mais um bom filme de uma saga que conquistou por si propria um espaço forte no cinema dos ultimos anos e facilmente se perceberá que não ficara por aqui, neste filme, por um lado não precisa de muito para ter um bom vilão que pese embora tenha sido algum dos elementos mais criticados do filme, acaba na minha opinião por ser uma mais valia.
A historia debruça-se na luta do super heroi, contra um alegado terrorista, que e na verdade um cientista em que as armas por si criadas e nada mais do que o controlo termico regenerador que acaba por ser bombas ambulantes, e que pior que isso conhece bem as fragilidades emocionais do heroi.
Em termos narrativos funciona dois pontos a continuidade com os anteriores, o humor e nao cortar nada com os filmes anteriores mesmo com vingadores com referencias constantes o que nem sempre e facil, contudo parece que a determinada altura o filme abre muitas portas e no filme tem alguma dificuldade em fechar algumas, mesmo assim e principalmente em termos de humor o filme funciona melhor principalmente do que o segundo.
A realizaçao mudou de mão para Black e podemos dizer que em termos de guiao Black era a pessoa ideal para assumir o cargo e o faz com competencia, o filme e mais humoristico e ele consegue melhor filmar humor principalmente com o seu protagonista e uma dupla que ja tinha demonstrado funcionar e bem.
O cast tem em Downey Jr uma personagem para a eternidade e um complemente quase indiferenciado, que ficara para a historia do cinema, de novo temos um Pearce eficaz, que na minha opiniao e a antitese perfeita de Stark e melhor consegue combater em termos de dialogos consigo, numa boa escolha, mas melhor ainda a forma com que Kingsley aparece, num bom pepel de um actor que merece este tipo de protagonismo.

O melhor - O humor do filme.

O pior - As pontas soltas.


Avaliação - B-

No comments: