Friday, May 24, 2013

The English Teacher


Quando um produtor e realizador de sucesso no mundo do pequeno ecrã anuncia a sua passagem para o grande ecrã a expectativa é elevada principalmente quando estamos a falar de um dos criadores de uma das series de maiores sucesso dos últimos anos marcada pela sua originalidade como é Weeds. Mas nem sempre essa passagem é um sucesso e este e um caso claro do contrario, um filme silencioso que quase ninguém viu ou prestou atenção e pior que isso mesmo criticamente o filme foi um autentico desastre, com criticas na generalidade negativas.
Sobre o filme podemos dizer que é daqueles filmes que em pormenores próprios denota claramente que tem boas ideias mas que quase sempre não as consegue aproveitar, e isso deve-se a uma historia de base frouxa quase adolescente que não permite que o seu espirito inicial irreverente assuma o protagonista tornando-se mais facilmente numa comedia suave familiar do que propriamente um filme com um objectivo próprio, e com risco.
O filme começa bem como uma introdução forte que nos faz pensar que podemos estar perante uma comedia bem escrita forte nos diálogos e personagens igual as melhores dos últimos tempos, mas rapidamente isso cai, e torna-se num filme extremamente vulgar pouco empolgante totalmente imprevisível que nunca consegue ter uma graça natural.
Já so no fim no contronto com o narrador o aspecto mais original do filme mas que apenas dura um par de minutos o filme consegue recuperar o conceito que prometia ter, contudo já tarde demais porque o filme já se desenvolveu completamente num ritmo mais frouxo e pouco creativo, num filme que desilude aqueles que gostam tanto do Weeds pela sua incorrecção, percebem que o filme aqui podia ser completamente diferente.
A historia fala de uma professora de ingles solteira que se encontra a vida presa aos livros que le, depois de um reencontro com um seu ex aluno, acaba por tentar adaptar uma peça do mesmo na escola, mas esta aproximação acaba por conduzir a uma volta total na sua vida.
O argumento acaba por ser uma promessa totalmente não cumprida ou seja começa e acaba bem mas na generalidade e um conjunto de ideias que não funcionam parece que o filme tenta encontrar um caminho que já so quando finaliza o encontra e isso deve-se a um argumento sofrível.
Em termos de realização a historia em si não pede particualmente muito arrojo e o filme também não o tem e quase sempre um filme básico não procurando imagens e um estilo próprio, mas colado a comedias familiares bem dispostas mesmo nos detalhes.
Em termos de cast não e propriamente um filme que permita grandes interpretações Moore encontra-se a tentar reencontrar um caminho que perdeu recentemente numa das actrizes que já foi apontada como senhora Hollywood mas que nos últimos anos tem estado longe e este e mais um filme que nada traz a uma carreira com qualidade, como secundários Lane e Kennear na sua versão habitual em actores que normalmente se prendem a um único registo.

O melhor – Os últimos dois minutos.

O pior – Pensarmos que o filme anda o tempo todo a procurar uma razão que a encontra quando já está tudo acabado

Avaliação - C

No comments: