Wednesday, May 08, 2013

Spring Breakers

Poucos algum dia apostariam que algumas das estrelas dos ultimos anos dos filmes Disney estaria no novo filme rebelde do argumentista de Kids debruçando-se sobre problematicas personagens no mundo de drogas, sexo e diversão. Mas este foi o segredo para o filme se tornar num filme expansivo comercialmente ja que é de proveniencia claramente independente e por outro lado com algum fulgor de criticas aceitaveis na sua maioria, principalmente num espaço temporal de dureza critica para tudo e todos.
Quanto ao filme podemos dizer que é um filme duro, mas ao mesmo tempo com todas as desvantagens de um filme excessivamente independente no seu fundamento quer pela excessiva trepidação da camara, um autentico acto de rebeldia pois nada tras de positivo para o filme, a instrospeção quase sempre presente no filme que lhe fazer perder ritmo e acima de tudo fio condutor, isto torna o filme aborrecido e a espaços demasiado irritante ja que a historia de suporte simplesmente deixa de existir e tudo o resto parece apenas uma forma de ser rebelde gratuitamente sem qualquer tipo de fundamento.
Dai a incompreensão com a boa impressão critica por um filme tão estranho tão pouco sedutor, que tenta ser tanto introspectivo sem materia por o ser, ja que o tema do filme é tão futil que nem a tentativa de dar uma roupagem mais dura lhe da um conteudo que o filme não tem, pensando nos que apenas a surpresa de um registo completamente anti comercial das suas estrelas pode ser visto como algo a valorizar se bem que o filme em si e extremamente penoso.
Quando o epicentro de um filme deixa o de ser transmitir uma historia para ser o choque ou a rebeldia ou se tem que ir mais longe e mais creatividade e componente artistica ou sabe a floop completo como este filme acaba por ser em quase tudo.
A historia fala de quatro amigas que juntam dinheiro para debruçaram-se sobre a viagem de finalistas neste local e apos serem presas são libertadas por um gangster que as conduz para um submundo curioso mas ao mesmo tempo bem perigoso.
O argumento e simples e não se quer assumir como tal artilhando de monologos um filme ja de si aborrecido que se torna na sua narração ezquizoide principalmente no exagero repetitivo de monologos pouco densos ou sem qualquer tipo de mensagem, ou seja fraquinho.
Korine não é um realizador experiente, e um exprimentalista que neste filme opta pelos piores cenarios, o filme tem uma dosagem propria de autor mas parece sempre com a pior opção ganha apenas numa boa contextualização sonora.
O cast trás-nos as estrelas da Disney numa versão unrated mas o filme nada lhes pede do que rebeldia, de resto podera ser curiosa a aparição propria de Franco, um actor que arrisca muito mas nem sempre bem, coleciona personagens que lhe podem retirar uma vertente mais comercial que disfarce algumas dificuldades.

O melhor - A banda sonora.

O pior - No seu grosso o argumento ou a falta dele.

Avaliação - D

No comments: