Tuesday, May 01, 2012

The Avengers

Pois bom um dos filmes mais aguardados do ano ja teve o seu lançamento o acontecimento que seria a reunião de alguns dos mais famosos herois da Marvel, a maior parte dos quais com o seu filme isolado ja lançado ja viu a luz do diz, com toda a poupa e circunstancia que teria direito. Depois da estreia os primeiros resultados pese embora ainda algo primarios dao indicios de resultados extraordinários para um filme sem limites nas ambiçoes. Em termos comerciais e pese embora apenas tenha estreado em Nationwide os resultados forma para ja brilhantes com quase 200 milhoes de dolares do primeiro fim de semana. Contudo a maior surpresa bem em termos criticos onde o filme conseguiu ate ao momento uma fantastica reaçao das melhores no presente ano, e que o tornam por si so um sucesso.
Fazer The Avengers nunca seria um filme facil uma vez que pegar num filme com tantos super herois e tentar fazer um filme que respeite e consiga o devido relevo para todos eles nao e facil, contudo podemos dizer que a primeira barreira e conseguida, mas cedo ou mais tarde ao longo do filme cada um dos herois tem o seu momento de fama de luz das camaras.
A segunda dificuldade seria criar uma narrativa e uma historia de base que podesse englobar tantas realidades diferentes e neste particular o filme tem mais dificuldades a historia de base e demasiado remisturada do que ja temos de cada um o que faz com que nos primeiros 50 minutos de filmes quase nada seja entendido sobre os interesses dos viloes nem tao pouco a razao da chamada de cada um deles acabando o inicio do filme ser um conjunto de gags da interação de cada um dos susper herois.
Contudo o segredo do filme e a deterinada altura tentar abandonar o guiao e dar atençao a forma com que as miticas personagens interagem em situação limite, aqui há tempo para tudo para grandes sequencias de acçao para um projecto extremamente dispendidoso, mas acima de tudo para o humor que é o grande segredo e mais valia do filme, principalmente em termos de duas personagens bem distintas por um lado o ja conhecido refinada convicção de Tony Stark e depois a propria furia de Hulk ´e utilizada muitas vezes em sequencias de humor interessantes.
Provavelmente tivemos aqui o nascimento de um Franchising que podera conduzir a muitos milhoes dolares que acaba por começar bem, sem deslumbrar mas em alguns casos e bem melhor que os filmes isolados com excepçao de Iron Man.
O filme fala de um ataque extra terrestre sob o comando de Loki que obriga a terra a reunir uma equipa especial de super herois para responder a este ataque a dificuldade e tornar pessoas habituradas a trabalhar a solo a perceber o sentido de equipa.
O argumento tem pontos fracos principalmente na forma como o guiao e apresentado e mesmo na historia de base fica a sensação que e optado pelo obvio em vez de algo mais real e acima de tudo mais proximo de cada um. Contudo dos pormenores o filme tem alguma riqueza permitindo o desenvolver na personalidade de cada personagem e bem trabalhada nas formas de humor de si proprio.
A realização advem de alguem longe de grandes produçoes mas que por outro lado surpreendeu o mundo em Serenety, com a capacidade de reunir um bom filme de equipa com um humor que procede a uma quimica interessante, mais uma vez este e o segredo do filme, contudo com mais meios que nao os desprediça no filme grandioso.
Em termos de cast todos os actores sao escolhidos em papeis que ja tinham sido configurados para si, continua a ser o ponto mais brilhante Downey Jr como Iron Man, sendo a escolha de Rufallo para Banner das mais naturais sem grandes perigos. Johansson volta a sensualidade que ja nao aparecia à muito tempo o restante pouco mais que vulgar. A suspresa do filme e Hidlestone num vilao com uma intensidade extremamente forte, bem melhor do que ja tinha feito em Thor.

O melhor - O humor de hulk

O pior - A introduçao narrativa do filme

Avaliação - B-

No comments: