Friday, May 11, 2012

Chronicle

Pois bem o ano começou com uma surpresa sem precedentes em termos de originalidade e sucesso instantaneo de um filme sem grandes estrelas, mas que chamou a atençao pela seu enigma, os resultados foram bastante positivos para um filme lançado em Janeiro sem no entanto deslumbrar, ja em termos criticos as boas avaliações acabaram por ser a maior vitoria para um filme surpreendente.
Chronicle figurara certamente em algumas listas dos melhores filmes do ano, nao porque traga uma historia diferente, ou talvez traga, mas acima de tudo porque respira irreverencia e originalidade nao so na forma planeada com que e feito, atraves de sequencias de camaras casuais uma escolha que se reveste como o as de trunfo do filme.
Outro ponto positivo e que embora seja um filme tipicamente adolescente nos tras muitos temas novos como a forma com que se lida com a força e com o poder ou entao aquilo que e mais importante no filme a descoberta de nos proprios com todos os meios, aliado a isto temos uma produçao que pese embora tenha sido poupada tem efeitos de primeira linha que tornam o filme um concorrente de primeira linha com as grandes apostas de grandes estudios.
E daqueles filmes que dificilmente sai na retina, um pouco proximo do que tinha acontecido com Cloverfield com a diferença que as imagens sao mais certinhas e por outro lado tudo e exposto em prol de uma estetica mais compentente, num filme que da uma lofada de ar fresco a um terreno que nem sempre tem conseguido ser o mais original nos ultimos anos.
O filme fala de um grupo de tres jovens que depois de encontrar uma estranha substancia acabam por ganhar poderes quase incomparaveis ao contrario de muitos filmes a historia nao procura explicaçao para isto mas sim a forma com que cada um lida com isto no seu contexto.
O argumento e original, nao perdendo o espirito adolescente temos um filme diferente numa abordagem complexa e corajosa que nao precisa de acentar em grandes personagens nem grandes dialogos para ser um filme intenso e rico em termos de argumento.
A realizaçao e o segredo do filme a escolha por este tipo de filme acaba por tornar tudo mais real intenso e ao mesmo tempo assustador, o filme e complexo no que transmite e acima de tudo na forma como traz a si os generos que quer preencher acabando por beber um pouco de todos.
O cast recheado de jovens desconhecidos nao e brilhante mas tambem nao e este o foco que o filme quer dar, mesmo assim a competencia esta presente e da ao filme tudo aquilo que ele necessita.

O melhor - A originalidade do argumento e do formato.

O pior - Os cliches de filme de adolescente residuais.

Avaliação - B+

No comments: