Pois bem, muitos pensaram quando saiu V de Vingança que estavamos perante mais um realizador de excelencia ou seja alguem capaz de produzir e realizar filmes com uma versatilidade diferença e juntar o culto de um blockbuster de primeira linha com tiques proprios sempre aperciados neste tipo de cinema. Contudo a falta de força o seu primeiro filme, e alguma falta de mediatismo deste filme levaram a que de The Raven nao concretizasse nada nem em termos criticos onde as avaliação nem sempre foi muito positiva para o filme, mas acima de tudo em termos comerciais onde as coisas tambem nao correram bem a um filme que pode ter muita boa vontade mas isso so, nunca chegara.
The Raven e um tipico filme policial sobre um serial killer com o ingrediente interessante de trazer consigo a figura mitica do escritor Allen Poe, num misto das suas historias e com a sua mente algo deslocada, o certo e que o filme consegue a determinados momentos ter intensidade, contudo por outro lado nao consegue a ter quando mais precisa dela ou seja no momento do seu final, dai que ao longo do filme vamos passando do fascinio pela forma interessante com que o filme e realizado para a descoberta de pontos de pouca ou nenhuma qualidade, desde logo na construçao das personagens demasiado esteriotipadas, e ao facto de nao ser um filme objectivo no seu enredo, mesmo que tudo peça isso, o filme quer sem mais complexo do que aquilo que realmente consegue ser e sabe sempre muito a pouco aquilo que realmente o filme tem para nos dar.
The Raven quer ser um filme negro, e violento mas tem medo disso denota-se na forma com que controla os seus impulsos mais sanguineos e isso nem sempre e uma vantagem porque cria no filme alguma crise de identidade que nao e facil recuperar. Mas isso normalmente ate e conseguido ultrapassar com a forma e intensidade psicologica que o filme adquire, mas de resto muito pouco a registar com particular destaque negativo para a forma com que o filme se finaliza.
A historia fala de um serial killer que começa a cometer crimes baseados nas obras mais desviantes de Allen Poe, contudo para conseguir capturar o proprio escritor torna-se no auxiliar mais proximo da investigação tentando desvendar e acima de tudo advinhar os proximos passos do criminoso.
O argumento nao e particularmente perfeito, principalmente na pouca riqueza que da aos suas personagens principalmente a central que os seus dialogos ricos em semanticas nada transmitem de si e o filme perde particularmente com isso, depois a falta de organizaçao de intensidade leva a um final frouxo que condiciona a avaliação de todo o filme.
O unico aspecto que me parece meritorio do proprio filme e a realizaçao e a forma como o realizador capta as imagens muito sentido estetico de um filme que ate nem precisa de tanto, pena e que neste caso o realizador nao tivesse a acompanhar um argumento que permitisse outros voos.
Em termos de cast muito pobre apostar em Cusack nesta altura para liderar um filme parece sempre uma escolha secundaria porque trata se daqueles actores presos a uma imagem e que provavelmente nunca saira da mesma, e mesmo em personagens diferentes como estas rapidamente cansa o espectador, nos secundarios pouco ou nada a registar.
Salienta-se ainda o generico final, interessante mas totalmente fora do resto do filme.
O melhor- A fotografia
O pior - A intensidade final.
Avaliação - C
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment