Saturday, May 05, 2012

Albert Nobbs

Existe filmes que desde a sua estreia ou mesmo da sua produção que ficam intimamente ligados as interpretaçoes que lhe vão dar alma, para o ano 2011 existiu um em que isso ficou
 mais evidente do que nunca, era este Albert Nobbs onde Glen Close interpreta uma especie de mordomo masculino, a procura do seu sonho. o resultado do filme em termos comerciais deixou muito a desejar principalmente pelo pouco valor comercial que o filme teria. Em termos criticos tambem esteve longo do sucesso que muitos esperariam e que poderia valer oscar a Glen Close mesmo assim as coisas ate foram positivas para a sua interpretação. Albert Nobbs pese embora seja um filme tradicional britanico nao tem o rigor dos filmes tipicos dos britanicos e um filme com um ponto interessante relacionado com a sexualidade e forma com que esta e aceite, e acima de tudo e um filme instavel narrativamente o que acaba por ser um dos seus maiores segredos principalmente pela indefiniçao que o espectador observa e que nunca consegue perceber como a historia vai acabar.
E certo que a determinada altura como a maior parte dos filmes britanicos a este filme falta um bocadinho de intensidade principalmente na personagem central sempre demasiado silenciosa e em vivencias internas que muitas vezes nao transparecem para o espectador, mas a formula e o costume do filme acabam por se tornar as suas mais valias num filme simpatico interessante e intenso, sobre um tema que mesmo tratado em termos de filme da epoca ainda se torna algo actual nos nossos dias.
E daqueles filmes que tem como o seu grande segredo a interpretação das alterações de sexo e um pouco a interioridade dos negocios hoteleioros antigos os rigores constrastantes com a imagem fundamental para o negocio, e daqueles filmes bem contextualizados temporalmente que perde por alguma falta de chama a espaços, mas que nao compromete o filme.
A historia fala de uma mulher que se disfarça toda a vida de homem para ser mordomo em um hotel, enquanto guarda um dinheiro para o seu sonho, casar com uma mulher e construir uma loja de tabaco onde trabaralhariam os dois.
O argumento e interessante nao so no nivel simples do seu inicio mas acima de tudo na forma como este se desenvolve com avanços e recuos que fazem o filme ser surpreendente em decisoes que toma acente em duvidas e conflitos de personagens que contudo nem sempre sao construidas da melhor forma algo demasiado ambiguas.
Um britanico a fazer um filme destes nao seria noticia agora um colombiano a fazer um filme de costume britanico e interessante pelo rigor do costume que o filme tem, e por ser rico em imagens principalmente na simplicidade dos momentos em que entra na cabeça da personagem central. Tem ainda como grande aliado a caracterizaçao de primeira linha.
EM termos de cast falar das prestações de Close e Mcteer e falar do que de melhor se fez femininamente o ano passado, com um filme mais consensual provavelmente teriam obtido as duas galardoes ainda mais significativos, assim fica apenas duas pretações assombrosas que levam o filme consigo para um patamar mais elevado.

O melhor - AS interpretações de Close e Mcteer.

O pior - Existir momentos em que o filme se perde em personagens que nada trazem

Avaliação - B-

No comments: