Wednesday, May 16, 2012

21 Jump Street

Desde que foi anunciada a adaptação cinematografica de uma das series mais conceituadas dos anos 80 que a atenção este virada para esta produção, desde logo porque as informações anunciavam a entrada de Depp com um cameo, bem como a escolha de protagonistas e o sentimento que o mesmo tipo de humor estariam novamente presentes. As primeiras avaliações ainda tornaram a expectativa maior com resultados criticos e de bilheteira interessantes demonstando ainda se tratar de um produto comercialmente interessante.
Confesso que pese embora assisti-se à serie nao me recordo de pormenores da mesma, e penso que o filme tem diferenças substanciais da mesma, desde logo em termos de humor, mais actual e acaba por ser o ponto onde o filme aposta mais, assumindo-se como uma comedia de acçao tipica dos anos 80 com a pimenta de uma boa comedia.
E pese embora estes ingredientes estejam divididos de uma forma equalitaria o resultado nem sempre e o melhor, ou porque o humor nao consegue quase nunca conduzir a gargalhada, ou porque a intensidade da acção nunca e aquela que prende o espectador à parede, ou seja temos uma mistura que transforma o filme num objecto algo estranho a primeira vista, com identidade propria, mas que contudo nao e um filme que nos agrada a primeira, pese embora existe vectores positivos facilmente identificaveis.
Um dos segredos do filme e a quimica entre protagonistas que e um ponto essencial para o proprio filme, neste particular o filme escolhe bem e por vezes ate exagera no sentimento de equipa que quer empregar a todo o filme.
A historia fala de dois amigos que se tornam policias juntos e que depois de falharem nas tarefas diarias da profissao sao conduzidos para uma equipa especial de infiltrados no liceu de forma a tentar descobrir uma rede de trafico de uma nova droga perigosa.
O argumento e original nao so no formato irreverente que o filme tem, como no proprio humor que utiliza, contudo ao balançar muito entre generos acaba por ter dificuldades em encaixar em algum deles, nao criando sempre humor fora de serie.
A realizaçao tem bons momentos, principalmente nas sequencias de acçao e na forma como filma alguns pontos de vista, tem momentos originais e mesmo nao sendo uma sintese propria com estetica assumida tem uma realizaçao ritmada para o filme.
Em termos de cast a aposta em dois actores diferentes funciona principalmente em termos de duo, por um lado o lado mais fisico e nao menos comica de Tattum, funciona melhor do que o aspecto patetico de Hill, contudo o filme debruça-se mais sobre o segundo e acaba por danificar alguns pontos o prorpio filme, que deveria apostar no contrario.

O melhor - O risco do humor.

O Pior - Ele nem sempre funcionar.

Avaliação - C+

No comments: