Sunday, January 10, 2010

The Lovely Bones


Starring: Rachel Weisz, Mark Wahlberg, Susan Sarandon, Stanley Tucci, Michael Imperioli
Directed by: Peter Jackson

Este filme era sem duvidas um dos filmes mais aguardados deste final de ano, desde logo por ser desde cedo avançado como um dos fortes candidatos a premios, e segundo por ser o primeiro filme de Peter Jackson apos as megas produçoes que assumiu, apostando na creaçao para o ecra de uma novela de grande sucesso. Contudo os resultados estiveram longe do esperado, desde logo em termos criticos onde as coisas ficaram muito aquem do esperado, com uma divisao por completo da critica, mesmo assim maioritariamente negativas para o filme. ja em termos comerciais onde o filme certamente nao teria o valor dos antecessores do realizador, so no final deste mes poderemos tirar ilaçoes ja que neste periodo o filme apenas estreou em cinemas limitados, tendo sido o restante adiado pelas criticas menos positivas que o filme sofreu.
Antes de tudo devemos começar por sublinhar que Jackson é um artista do cinema, e que os seus filmes sao mais do que uma historia, e que normalmente tem atras de si uma componente estetica e a força dos efeitos atras de si. E neste filme mesmo se tratando de um filme a priori menos estetico, Jackson consegue imprimir a sua realidade para o filme, e torna-o uma obra estetica e produtiva singular.
O segundo grande valor do filme, esta na forma metaforica com que joga com algumas liçoes bilblicas na transposição da vida para a morte, e a forma como tudo se conjuga num periodo de luto e na forma de reagir a morte nas personagens, e essa envolvencia encontra-se quase perfeita no filme, na forma com que todas elas se envolvem em torno da narrativa e dao contributo para o desenvolvimento da historia, mesmo a introduçao das personagens e extremamente cuidada, permitindo uma base extremamente forte com que o filme acaba por se encaixar construindo os alicerces para um grande filme que se acaba por efectivar.
O ponto talvez menos positivo tem a ver com o paralelismo de realidades excessivo e nem facil directo, por vezes demasiado metaforico, o que nao torna o filme a determinados momentos facil, outro ponto tambem poderia estar melhor trabalhado seria a conclusao para o vilao, e um dos pilares do filme, muito em cima do joelho.
O argumento e muito bem efectivado, tem momentos para todos os gostos, tem força, tem muita clareza na forma como acaba por atribuir cada papel a cada perosonagem, nao existe transposiçoes, e joga forte nesse particular.
dizer que Jackson e um dos reis do cinema, nao e nada de novo, e neste filme demonstra mais uma vez todas as suas virtudes, e um filme bonito, concreto, bem realizado em todos os segmentos um dos ases de trunfo do filme
O cast demonstra bem a forma como um filme e bem feito, ja que consegue para as personagens menos focadas apostas mais comuns, como whalberg e Weisz, a aposta tudo no duo de protagonistas, desde logo Ronan, encaixa na perfeiçao no papel numa das persoangens mais angelicais e suaves do cinema, ou seja uma das interpretaçoes femininas do ano. Mas toda a revelaçao vai para Tucci, num registo completamente fora de tudo que estamos habituados a ver no actor, numa das melhores personagens e interpretaçoes do cinema deste ano, e que so nao digo que tem oscar garantido porque a critica negativa ao filme, lhe ira afastar.

O melhor - Tucci, Ronan e acima de tudo jackson

O pior - As fabulas dramaticas sao dificeis de assimilar

Avaliação - B+.

1 comment:

Raphael Camacho said...

Olá, tudo bem? Adorei teu blog!

Sou colaborador do site cinedica.com.br e gostaríamos de comentar que no dia 17 de janeiro, as 22 horas, iremos agitar um bate papo em nosso site em função da cerimônia do globo de ouro e gostaríamos muito de contar com a presença de vocês e de seus usuários.
Nosso site é feito por amantes e para amantes da sétima arte. Somos contra a pirataria e amamos falar sobre cinema.
Dia 17 é um dia especial pois a cerimônia será mostrada ao vivo via canal TNT e não existe um lugar onde quem curte essa premiação possa debater via mensagens, os acontecimentos, ao vivo, que se seguem.
Gostaríamos de saber se você pode nos ajudar com a divulgação desta nossa iniciativa.
Nós rodamos a internet para encontrar sites interessantes e que fazem parte de nossa filosofia.
Você pode conhecer um pouco desta idéia pelo link: http://www.cinedica.com.br/filmes/cinefest.php
Desde já agradecemos e aguardamos uma resposta.

Atenciosamente, equipe CineDica.