Saturday, January 23, 2010

Amelia



Starring: Hilary Swank, Richard Gere, Ewan McGregor, Christopher Eccleston, Joe Anderson
Directed by: Mira Nair

Um biopic sob uma mulher de armas e quase sempre possibilidade de oscar, ainda para mais quando na sua pele temos uma das mulheres mais oscarizadas da historia mesmo quando ainda nao completou 40 anos. Contudo a ma recepcao critica deste Amelia acabou por nao potenciar esta possibilidade, mesmo que a espaços a interpretaçao de swank tenha sido valorizada e considerada em alguns aspectos os maus resultados do filme, quer em termos criticos mas principalmente em termos de bilheteira retirou qualquer possibilidade deste sentido.
Amelia e o tipico biopic sem muito conteudo, quase novelesco limita-se a contar a sua forma de ver as aventuras desta aventureira, mas como a forma de a homenagear do que propriamente em fazer um filme narrativamente interessante ou um bom objecto neste sentido
A determinado ponto pensamos que o filme tenta mesmo ser poetico na forma como quer transferir a harmonia e a força interior da personagem, perdendo sempre demasiado tempo neste perceito, em torno de colocar conflitos internos ou mesmo entre as personagens, e neste particular o flme assume-se sempre como monocordico e pouco interessante.
Tem alguns pontos positivos e bem trabalhados, como a forma como recria todo o ambiente cultural e contextual da altura mesmo que a espaços se perca em algum esteriotipo criado, mesmo assim temos um dos pontos positivos do filme neste pariticular.
O argumento fala da vida e da ambiçao de Amelia Eckhart a primeira mulher a atravessar o atlantico, e as suas disputas quer pessoais quer em termos de aventura ate ao tragico final
O argumento nao e muito creativo, falta-lhe chama, toques de criador, força das personagens que nao a protagonista, alguma força dos dialogos, e movimento relacional, tudo e demasiado cinzento e sem força, o que coloca sempre um filme num registo limitado, silencioso e algo penoso.
Mira Nair costuma ser uma realizadora que valoriza pontos como a cor, e a estetica dos seus filmes, aqui apenas parece se preocupar com a força e contexto cultural do filme, perdendo alguma componente estetica que e seu apanagio, e poderia trazer outra vitalidade ao filme
Ter Swank num papel como este a garantia de qualidade e isso e mais uma vez indisicutivel nao so na disponibilidade narrativa mas fisica da actriz, o certo e que neste registo nao ha comparaçao, e com outro filme poderia facilmente caminhar para mais um oscar, assim nao tera gfrandes hipoteses pois o adjacente nao tem grande qualidade entre elas as pouco imponente criaçoes de Gere e Mcgregor.

O melhor - A disponibilidade fisica de Swank

O pior - A falta de chama e convicçao de todo o filme

Avaliação - C-

No comments: