Thursday, March 29, 2007

Chaos


Starring:
Jason Statham, Ryan Phillippe, Wesley Snipes, Justine Waddell
Directed by:
Tony Giglio (II)

Cada vez mais tem sido frequente as distribuidoras lançarem produtos algo imprevisiveis no mercado europeu, para depois decidir a postura que o filme ira ter para enfrentar o mercado americano. Foi isso que aconteceu com o recente estreado em portugal caos. Um policial cheio de acção que extreou primeiro na europe e so la para o verão devera chegar as salas dos EUA. O bem deste tipo de estreias é que normalmente chega aqui sem qualquer tipo de informação, como que uma autentica caixinha de supresas. E desde já é necessario salientar que se trata de um filme de asção tipico, forte do ponto de vista de ritmo mas limitado no sentido de originalidade, e premissa, alias a ligação com a teoria do caos, que a partida poderia dar um sentido mais metafisico ao filme, acaba por pouco ou nada alterar no comum dos filmes de policia e ladrao.
O argumento é intenso e consegue atingir o seu principal objectivo, interter com uma historia agradavel, recheado de twists, se bem que estes sejam um pouco provaveis, contudo o filme acaba sempre por atingir os seus limitados objectivos, talvez por eles nos parecerem claramente reduzidos e pouco ambiciosos.
A historia leva-nos para um puzzle que consiste num par de policias com a ambiçao de encontrar o ladrao,. jogo do rato e gato, com muitas peças soltas que ao pouco vão se unindo e o que parece sem sempre é. Algumas ligações do filme sao debeis mas no geral o filme parece bem montado.
O argumento do filme acaba por ser positivo enquadrado em algumas limitações do argumento que existem na sua maioria para tentar sustentar os constantes twists e agradar e surpreender o espectador se bem que na maioria ele ja espere estes aspectos.
A realização é fraquinha, cada vez mais os filmes de acção estão dependentes da espetacularidade com que o filme e realizado e produzido, e neste particular estamos claramente em devisões inferiores do cinema norte americano.
O cast e recheado de acotres tipicos nos personagens encarados principalmente Statam e Snipes habitues nos filmes de acção puros e que desempenham ao seu nivel no filme. Ja phillipe actor em ascendente em Hollywood, tem uma prestação mediano, e que de alguma forma interrompe a ascensão que o jovem actor parecia fazer no cinema actual.
Enfim um objecto de acção para desfrutar sem agradar

O melhor - O filme arriscar em algumas opçoes do argumento sem nunca por em causo o filme como todo.

O pior - A produçao super modesta do filme

Avaliação - C+

No comments: