Sunday, March 11, 2007


Norbit


Starring:
Eddie Murphy, Thandie Newton, Cuba Gooding Jr, Eddie Griffin, Terry Crews
Directed by:
Brian Robbins

Há muito tempo que a versão comedia de Eddie Murphy esta gasta desactualizada, e o que antigamente divertia multidões agora parece ridiculamente estupido aos olhos da maioria.
Mas mesmo assim Murphy ressurge depois de uma participação algo diferente em Dreamgirls e que por pouco nao terminava num Oscar da Academia. E foi talvez o pessimo teor critico deste Norbit que pode ter prejudicado este caminho, o facto de Norbit ter sido arrasado totalmente pela critica que o considerou um regresso ao seu pior momento, um reavivar de uma carreira nem sempre famosa, e que esta recheada de titulos de humor pessimos do ponto de vista artistico. Salvou Murphy o facto de normalmente este obter boas recepções de bilheteira principalmente quando usa as suas multifacetas para interpretar diversas personagens, com transformaçoes fisicas extremamente fortes.
O filme e claramente fraco, e na conjugação de todo o precurso extremamente parco em qualidade que Murphy fez nos ultimos dez anos, neste filme Murphy conta a historia de Norbit um "nerd" criado num orfanato que acaba por se render a força fisica de uma gigantisca mulher de quem e rapidamente escravizado com a colaboraçao dos seus irmaos, uns gigantescos personagens donos da cidade. Tudo muda quando aparece KAte o amor da infancia de Norbit, aos poucos e com uma serie de gags sem qualquer piada, normalmente utilizando a forma fisica das personagens interpretadas por Murphy para tentar atingir os seus objectivos comicos, mas que raramente sao cumpridos.
ALias as outras personagens sao todas tao artificiais, e sem qualquer tipo de dimensionalidade que parece que são meros servos dos desvaneios de Murphy. E é nisto que o filme vai completamente aos limites do razoavel, na forma como apenas serve um proposito. Tudo o resto e tao fraco, e limitado que pensava ja nao ser possivel regressar a este tipo de cinema
O argumento se é que ele existe é limitado sem piada, com gags muito pouco originais, e um conjunto de personagens irritantemente esteriotipadas, e com relações demasiado habitues. Num argumento de pouco custo, ao serviço do proposito de brilhar as multiplas facetas de Murphy.
A realização é demasiado linear, sem grandes riscos, nem grandes necessidades, tendo apenas algumas dificuldades nas sequencias com a personagem feminina, pela sua dimensão, e acima de tudo pelos diferentes planos que tentam salientar a sua dimensão espacial, mesmo neste aspecto por vezes temos a noção de figuras diferentes, sendo que em algumas sequencias cai em exagero, tb para servir os propositos da piada.
O cast esta todo centrado em Murphy que e como peixe na agua neste tipo de filme e papei, onde continua a reinar apesar de existir muitos pretendentes ao seu lugar, e se a sua qualidade e indiscutivel, pensamos que reunir actores de primeiroa linha para figurarem neste filme e um insulto as capacidades destes. Aqui estranha-se a toda a linha a presença de Newtton, que depois de ter reavivado com Crash, da o nome a uma personagem e filme tao limitados e pouco conceituados como este. E depois a presença de Cuba Junior que depois do Oscar concretizado tem nos ultimos anos descido ao abismo da sua carreira com papeis ridiculos, em comedias de qualidade extremamente discutivel. Podendo este caminho ser irreversivel no seu precurso.
Enfil um filme fraquissimo, que podera ter valido bom dinheiro a Murphy mas pode ter originado a perda de um Oscar

O melhor - As multifacetas de Murphy, sempre fantasticas.

O pior - As personagens ficam bem enquadradas se tiverem um argumento que as suporte... e nao sobrevivem por si proprias.

Avaliação - D+

No comments: