Wednesday, March 07, 2007


Pan's Labyrinth - Labirinto de Fauno




Poucos filmes nos ultimos anos conseguiram uma unanimidade critica total, alias fazia anos que nao se via, criticos entregarem-se tanto a um filme como o que aconteceu no final deste ano a quando do lançamento deste Labirinto de Fauno. A curiosidade começou a crescer, um pequeno filme mexicano, produzido fora do solo americano, aparecia com uma produção de fazer inveja aos grandes estudios e acima de tudo parecia acertar em cheio na historia. Rapidamente este filme tornou-se num dos fenomenos do ano, capaz de vencer nas categorias tecnicas tipicamente americanas dos Oscares, e ainda conseguir um resultado de bilheteira brilhante para um filme produzido no Mexico, estava sucesso garantido. E parece-nos mesmo que falhou as nomeações principais porque poderia por em causa o orgulho americano.

Há alguns anos que nao conseguiamos ver um filme tão completo como este Labirinto de Fauno, que consegue reunir conteudo historico relevante (a situação politica franquista espanhola) com um mundo fantastico paralelo, de nivel extraordinario so ao alcance de mestres. O risco era enorme, e apesar de Del toro ter conseguido boas recepções em Filmes de super herois normalmente repudiados, ninguem estava preparado para um filme tao forte, maduro e recheado de apontamentos de qualidade.

A historia leva-nos ate ofelia uma criança que se ve obrigada a ir viver para o campo junto do seu padrasto e da sua mae gravida, neste contexto Ofelia tem contacto com uma realidade paralela, rechada de magia e creaturas magicas, ai desenvolve-se um paralelo muito bem efectuado entre estas duas historias, numa coesao que parecia muito dificil de se conseguir.

O filme conduz para o seu climax num ritmo esplendido e sempre com uma forte componente visual e narrativo.

O filme consegue uma dualidade interessantissima, enquanto que a parte fantasiosa parece retirado de um conto de fadas, a parte humana e historica e transmitida com uma frieza e crueldade brutal tipica nos filmes mais realistas. Alias o realismo e dos pontos mais marcantes do filme que e auxiliado por uma produçao explendida.

O argumento do filme e poetico, coeso e brilhante completando uma grau de simplicidade com uma originalidade contagiante, numa das obras mais fortes do ano neste particular. ALias Del toro provo que com simplicidade se pode fazer filmes para toda a gente simples, sem querer parecer vanguardista... enfim um luxo e uma perola do cinema moderno.

A realização de Del toro, demonstra todos os pregaminhos ja apresentados nos seus titulos anteiores, conseguindo uma realização e uma produção ao melhor nivel que se encontra em Hollywood, dai nao surpreender os premios ganhos pelo filme em todas as componentes tecnicas. Del toro tb abrilhanta o filme com a sua realização.

O cast recheado de actores hispanicos, onde se salientam a Maribel Verdu, conhecida pelo seu papel em Y tu e mama tambien, mesmo assim parece-nos que acaba por ser dos pontos mais debeis do filme, nao que estes estejam mal interpretados, mas porque nao acompanham todo o brilhantismo te tudo o resto do filme. Alias parece-nos que a personagem da menor Ofelia poderia ter sido mais bem interpretada, talvez por uma actriz que apresenta-se mais carisma.

Enfim um titulo para historia que demonstra que o cinema ainda tem magia e perolas, mesmo fora da sua meca.


O melhor - A magia e a beleza do filme


O pior - O tempo, nunca 2 horas foram tão curtas.


Avaliação - A-

1 comment:

Susana Fonseca said...

Muito bom. Principalmente rever Maribel Verdu, que sempre acompanhei no cinema espanhol.

cumprimentos cinéfilos