Saturday, March 17, 2007


A Guide To Recognizing Your Saints



Historias de vida, são normalmente aperciadas pela critica mas quase despercebidas pelo publico. Talvez fosse o destino mais provavel deste filme, contudo a estranheza do titulo acabou por conduzir a que o filme tivesse algumas atençoes, apesar de nao ter conseguido uma distribuição total. O filme respeitado de alguma forma pela recepçao valorativa dos criticos, acabou por nao ser mais que um filme menor nas bilheteiras, mesmo que na sua fileira encontremos actores de primeiro plano como Downey Jr e Dawson.

O filme é um telefilme tipico, onde uma personagem precorre os anos da sua vida, num regresso apos longa ausencia, as memorias conduzem a uma analise de vida que terminam numa redenção. Estes tipo de filme constumam ter normalmente mensagens intensas cheias de metaforas significativas do ponto de vista emocional. Contudo e na força destes pontos que o filme falha, primeiro porque nao se assume como posiçao alguma relativamente ao problema que nos apresenta, ate em certo pontos nos parece defender valores inaceitaveis como violencia por violencia. Depois quase nao existe ligaçao da espectador com o drama presente da personagem, ja que os flashbacks ocupam quase 90 % de todo o filme, ou seja o que inicialmente seria algo como um drama interno, termina como uma historia de um gang embebido nos problemas que os rodeiam.

Outro problema do filme é a repetiçao de sequencias, sendo basicamente uma repetiçao de fios consecutivos semelhantes que acabam por certo ponto desesperar o espectador. Tem a seu favor a forma eficaz e simples como transmite a violencia gratuita e acima de tudo a capacidade de trasnmitir vazios de motivos na maior parte dos delinquentes. O filme esta longe de fugir da mediocridade e nem a etiqueta de independente normalmente por si só valorativa de certas obras consegue disfarçar as fraquezas naturais do filme.

O argumento peca por repetitivo quer no seu tema e construçao, mas também na forma como vai criando um ciclo narrativo demasiado interessado, ate ao atalho final. As personagens, parecem demasiado adultas na sua fase presente mas carecem de algumas dimensoes nos flash backs. Mesmo as relações sao extremamente extremizadas, entre ligaçoes profundas bem definidas e relações confusas.

A realização e simples, de um realizador que fez um filme para alvos especificos, e que demonstra toda a modestia do projecto, mesmo assim este factor dá-nos imagens pouco arrojadas, mas que acaba por ficam bem no resultado final do filme.

O cast demonstra um claro sub aproveitamento de materia prima, ja que DOwney Jr aparece apenas em poucos segmentos do filme, quando nos parece que a personagem tinha espaço e qualidades para nos oferecer um grande papel por um grande actor, mesmo a sua versao jovem interpretada por LaBeouf esta bem caracterizada, ja Weist e principalmente Pallmateri encontram-se com registos demasiado repetentes daqueles que ja efectuaram e marcaram a carreira de ambos. Por ultimo encontramos uma das revelaçoes da ultima temporada Tattum,, actor revelaçao de step Up, que nos parece poder resultar futuramente num actor de sucesso nos filmes de acçao musculada.

Enfim um filme pequeno que se nao fosse pela riqueza do cast seria nada mais que um telefilme.


O melhor - A capacidade que em certos momentos transmite vazios de mentalidades.


O pior - Mais uma historia de vida igual a tantas outras.


Avaliação - C

1 comment:

Anonymous said...

Desconhecia este título, se bem que o elenco me desperta curiosidade, sobretudo Robert Downey Jr, sempre bem vindo de volta ao cinema - e agora está aí nas salas o enigmático Fur, onde ele tem uma prestação inquitante.