Wednesday, June 05, 2024

The Long Game

 Os dramas desportivos são do genero mais universal que temos no cinema, sempre apostado em dar a conhecer ao mundo façanhas desportivas e outros marcos culturais e sociais que vão sendo retratados em filmes com maior e menor dimensão. Este ano surgiu este pequeno filme sobre a cultura mexicana de imigração nos EUA; a segregação racial e golf. Criticamente o resultado ate foi positivo mesmo sendo um filme pequeno e de ambições curtas. Do ponto de vista comercial  os resultados foram escassos principalmente tendo em conta a população mexicana nos EUA:

Sobre o filme podemos dizer que e um filme obvio, algo cliche, sobre os temas que quer tratar num desporto que normalmente nao e muito abordado no cinema pela pouca intensidade dos momentos. O filme funciona mais no plano cultural e dos cuidados, aqui o filme entra no cliche tipico, sendo que do ponto de vista dos feitos podemos dizer que nao e totalmente percetivel, como outros filmes sobre o desporto americano não o são do ponto de vista global.

O filme e emocionalmente interessante na ligação entre as personagens e principalmente na entreajuda entre pessoas com a mesma base em posições diferentes, mas pouco mais. Percebe-se que seria um filme serie B, de domingo a tarde, com objetivos curtos, com um planeamento muito especifico para objetivos curtos, mas fica a sensação que é um filme demasiado preso ao livro.

Por tudo isto temos um filme basico com o pressuporto de ter um testemunho cultural, e mais que isso dar a conhecer um feito particular desportivo, num desporto de modos, mas que aqui acabou por demonstrar a sua rigidez independentemente da qualidade dos executantes. O filme e simples, com muito coraçao e pouca maturidade tentando ir para alem dos pressupostos basicos

A historia fala de um conjunto de jovens emigrantes mexicanos que colaboram num campo de golf, mas que têm o sonho de se tornar jogadores ate que um praticante, professor decide treinar e tornar o sonho num desporto com muitas barreiras sociais fosse uma realidade para os jovens.

NO que diz respeito ao argumento temos o feito, muito interessante a nivel social, e de empenho, mas a forma como o filme trabalha acaba por ser demasiado basico, e preenchido por cliches nos diferentes elementos do filme. Nao temos propriamente muito trabalho em personagens e dialogos.

Na realizaçao um realizador culturalmente proximo do contexto social do filme, que da ao filme um ritmo de telefilme e de serie B. Nota-se a preocupação cultural mas pouco mais num percurso que nos parece que va ser dedicado a homenagem cultural.

No cast temos alguns habitues neste tipo de registo Hernandez tornou-se num tipico ator de filmes de segunda linha depois de inicio muito interessante nunca se confirmou para alem deste estilo. Ao seu lado um Quaid tipico secundario em filmes serie B, e uma serie de jovens hispanicos, desconhecidos a procura de tempo de ecra.


O melhor - O feito desportivo

O pior - O filme nunca sair da roupagem cliche de domingo a tarde


Avaliação - C

No comments: