Thursday, June 27, 2024

Ezra

Existem filmes com bons elencos, com uma tematica que normalmente e bastante proxima do publico que aguardam tempo infinito de forma surpreendente o seu lançamento para depois ficarem sem o mediatismo esperado. Pode ser isso que aconteceu com este drama familiar realizado por Goldwyn, que acabou por apenas um ano depois de estar pronto de ter o seu lançamento com criticas medianas, dentro do tipo normal do filme em questão, sendo que comercialmente os resultados foram uma desilusão, principalmente tendo em conta um elenco, mesmo com algumas participaçoes que pareciam conduzir a um maior destaque.

Sobre o filme a tematica de ter um filho com caracteristicas especiais e sempre interessante pelo menos na forma como o filme pode ser rico do ponto de vista emotivo. O filme consegue criar essa ligaçao do personagem central com os pais, e com os conflitos que dai surgem, embora estes caiam quase sempre no cliche exagerado que leva ao extremo das açoes. Aqui o filme e demasiado by the book, demasiado pensado para uma matine e menos uma capacidade de tocar a fundo o que o filme quer tratar.

Nao obstante disto o filme fala de diversas linhagens, do ponto de vista do adulto, da criança, de todos em volta, sem ter a tendencia de ter o lado bom e mau da historia mas normalmente vai a procura de formas de viver o problema sem que com isso perca muito tempo em ir muito ao fundo da questão, num filme que quer ser ligeiro, e que isso marca as suas opções.

Onde eu penso que o filme funciona pior acaba por ser alguns maneirismos exagerados da personagem infantil, algumas delas que poderão ser desconetadas com a problematica assumida. Por tudo isto fica a ideia que o filme acaba por ser uma analise colorida a uma problematia, com varios cliches de estudio com pouco risco, que cumpre no limite os seus objetivos.

A historia fala de um comediante que fica perto do redline quando o seu filho autista acaba por ser expulso da escola, e o leva a uma reação que conduz a uma ordem de afastamento, que conduz a uma fuga deste com o seu filho de forma a tentar encontrar respostas quer para o menor quer para ele enquanto pai.

O argumento tem um ponto interessante a forma de ser pai em caracteristicas muito particulares. O filme tenta criar os conflitos permanentes das personagens adultas, mas fica-se pela rama na resolução da maior parte dos pontos. Nao e propriamente um filme que quer ir ao fundo da questão, mas a ideia que fica é que para um nivel de estudio o filme cumpre o lado emotivo que quer ter.

Goldwyin e um conhecido ator que tambem tem alguns projetos como realizador principalmente em termos de televisao, que acabou por nunca lhe dar alguma dimensao. Aqui tem risco nulo, deixa a historia e a emoçao funcionar, mas e daqueles filmes que nao e propriamente grande panfleto para qualquer realizador.

No aque diz respeito ao cast Canavalle parece sempre uma segunda escolha para uma segunda linha de filmes, mas que tem a liderança deste projeto, em que fica sempre melhor no lado descontraido do que no pese dramatico que em momentos o filme exige. Ao seu lado um De Niro em piloto automatico e um jovem Fitzgerald que nos parece quase sempre demasiado mecanizado.


O melhor - O lado emocional no filme

O pior - O facto do filme ter dificuldade em ir mais alem do que a superficie


Avaliação - C

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