Friday, June 07, 2024

Challangers

 Estreado no ultimo festival de Veneza este projeto de Luga Guadagnino sobre o Tenis, levantou a curiosidade por trazer Zendaya fora do seu territorio mais comercial, num filme sobre amizade, amor e competiçao. O filme surpreendeu positivamente os festivais onde foi apresentado com criticas muito interessantes e surpreendeu o filme ser lançado comercialmente em pleno verão de blockbusters, ja que poderia ser um filme com algum valor de premios, que pode ser dissipado com o tempo que falta para os mesmos. COmercialmente, os resultados foram consistentes, se calhar pelo facto de Zendaya ter neste momento um valor comercial de primeira linha.

Sobre o filme podemos dizer que para quem gosta de tenis, e dos que melhor consegue entrar no mundo daquele desporto, e dar algumas das sequencias de tenis mais bem gravadas que temos memoria. Muito disto esta na escolha interessantissima da banda sonora que da um estilo incrivel ao filme e torna-se mesmo muitas vezes o protagonista maior do filme.

Mas o filme nao se fica pelo valor tecnico, e um filme estranho e ambiguo sobre as personagens, as quais nunca chegamos a conhecer, e um filme que acaba por ser uma montanha russa de relações, ligações, que é conduzido por excelentes interpretaçoes e um filme com um suspense latente que nos leva ao longo da sua duração para um prisma original, e sempre com algo a ser dado em cada conversa.

Por tudo isto Challangers e o primeiro grande filme do ano a todos os niveis, interprtativo, originalidade do argumento e mais que tudo os promenores concetuais que fazem do filme muito marcante para os espetadores, embora fique a sensação que algumas questões dos porques das personagens nao sejam propriamente respondidas.

A historia fala de dois amigos que cresceram totalmente juntos no mundo do tenis em que tudo mudo com a entrada em cena de uma estrela feminina no tenis que acaba por acabar com a harmonia sempre existente na dupla.

O argumento da-nos uma das maiores rivalidades ficcionais desportivas que temos memoria, e o filme vai potenciar isso nas diferenças das personagens e pela a intensidade da personagem central. E rico, ter dialogos de primeira linha com muito conteudo e acima de tudo manter a ambiguidade que o filme quer para si.

Guagadino e um realizador de ponta que teve em Call Me By Your Name o seu ponto mais significativo, mas tem termos de realizaçao parece-me claro que este e o seu melhor filme. Concetual, arriscado, com ritmo, com um excelente balanço de todos os aspetos do filme que merecem todo o destaque de um dos realizadores do momento.

No cast o filme tem como protagonistas dois atores quase desconhecidos, mas cujas prestações anteriores ja tinham ficado na retina e aqui demonstram os atributos que fazem deles dois casos series do Hollywood. Feist tem muitos recursos e o filme usa-os, Connor tem uma capacidade unica de utilizar a ironia, e Zendaya da o valor comercial que o filme quer ter.


O melhor - A rivalidade e a banda sonora.


O pior - Algumas perguntas ficam por responder


Avaliação -. B+

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