Saturday, June 15, 2024

Hit Man

Este filme da Netflix, a sua maior aposta de verão, tentando fazer rentabilizar ao maximo o Star Value que Glenn Powell ganhou nos ultimos tempos, teve uma estrategia de lançamento no minimo peculiar. Ja que nos EUA e nos circuitos maiores acabou por ser lançado como o produto major da aplicação de streaming mas em alguns paises, acabou por ir aos cinemas, quem sabe potenciado pela boa receção critica que o filme obteve. Comercialmente e dificil avaliar o resultado em face de uma estrategia algo diferenciada, mas os resultados pelo mundo fora nao tem sido brilhantes talvez devesse ter ido diretamente para a aplicação.

Sobre o filme temos uma comedia biográfica que adota um caracter ligeiro que tenta potenciar ao maximo os disfarces e os diversos momentos da personagem, entrando depois por uma intriga policial. O inicio do filme nao e facil, ritmo baixo, dialogos extremamente longos e mais que isso, tudo nao conduz a uma especial definiçao da personagem, ficando sempre a ideia que o filme, principalmente no seu primeiro terço tem alguma dificuldade em comunicar o que realmente quer de si proprio.

Com a passagem para o segundo segmento e com a introduçao da personagem de Maddisson e na intriga policial o filme joga mais no jogo do gato e do rato, da colocação de situações dificeis para a personagem ultrapassar com avanços e recuos tipicos de um mediano filme policia. Nao obstante disto, o filme adquire mais ritmo, é mais intenso e funciona melhor, embora me pareça sempre que é algo modesto em todo o seu teor para o que estamos habituados a ver de Linklater.

Por tudo isto temos um mediano filme de açao, que aproveita o star power atual do seu protagonista, o qual nem sempre e particularmente rico do ponto de vista interpretativo. A historia do personagem e peculiar, mas como biopic parece sempre algo mais fantasiado do que propriamente criado com excelencia para um resultado mais impactante.

A historia segue um professor que acaba por começar a colaborar com a policia ate que adquire a alegada identidade de um assassino profissional que o objetivo e deter pessoas que contratam alguem para esse fim, sendo que no momento em que conhece uma das suas clientes com quem se envolve todo o profissionalismo muda de figura.

O argumento do filme nem sempre tem o equilibrio necessario principalmente entre os seus tempos. INicialmente fica a ideia que o filme e algo lento, demasiado longo nos dialogos, passando para um ritmo mais condizente com um filme de açao de verão, mas mesmo assim longe de ser particularmtne diferenciado na historia ou em qualquer outro elemento.

Tendo um realizador tao unico como Linklater fica a ideia que o filme sabe a pouco. Temos algum cheirinho do tipo de escrita do realizador nos dialogos iniciais, mas rapidamente percebemos que e fora de tom para aquilo que o filme realmente queria. De resto o filme acaba por ser mais funcional quando tenta ser mais simples.

No cast e obvio que Powell esta numa fase boa comercial, e o filme aproveita isso dando diferentes vertentes do ator o qual e tambem argumentista do projeto. Nao fica a clara ideia de que o mesmo tem muitos recursos para alem do gala de filmes comerciais. Ao seu lado Arjona perdeu nos ultimos tempo algum furor nos seus projetos e que tenta recuperar pela vertente mais sensual que lhe deu maior projeçao.


O melhor - A segunda fase leva o filme para um terreno mais obvio.


O pior - A parte lenta em que o filme tenta ser mais que um comercial mediano de verao


Avaliação - C+

No comments: