Sunday, June 02, 2024

The Garfield Movie

 Num ano que ate ao momento não tem tido propriamente muita novidade no que diz respeito ao cinema de animaçao, com o lançamento mais significativo a ser o quarto filme de Kung Fu Panda, a Colombia Picutures tentou reanimar Garfiel num filme de animação com vozes conhecidas e o estilo de sempre do gato preguiçoso. Se do ponto de vista critico o filme foi um desastre continuando a afastar a critica da animação, comercialmente os primeiros resultados tem sido muito interessantes o que demonstra mais a falta de resposta que tem existido este ano do que propriamente a qualidade do filme.

Sobre o filme podemos dizer que é o filme esperado e pensado para ganhar dinheiro com base na imagem que ja temos de uma personagem, sem tocar minimamente no que ja conhecemos, independentemente de trazer o seu pai. E um filme de açao, de novos personagens mas pouco mais, e previsivel, o humor aparece muito pouco no filme, o que acaba por ser o sabor mais amargo do filme, ja que Garfield seria claramente um personagem comico.

O que funciona no filme e principalmente o seu amigo Odie e os seus momentos, de tudo o resto o esteriotipo da personagem, um episodio maios da serie com personagens mais significativas mas pouco mais a todos os niveis. O filme nao e propriamente rico do ponto de vista de produçao, arrisca pouco, e so no que diz respeito a Catflix consegue alguma abordagem diferenciada, ja que tudo o resto e de uma animaçao simples de estudio.

Se calhar num momento em que a animaçao tem muita dificuldade em criar novos personagens ou dar grande impacto a personagens ja existentes alguem percebeu que poderia ser o momento de Garfield e comercialmente parece ter acertado mesmo que como filme seja um filme obvio, de desgaste rapido que pouco ou nada tras de novo.

O filme segue Garfiel a sua ligaçao com Jon e uma aventura criada num reencontro com o seu passado e o seu pai, que leva os amigos a uma aventura que podera colocar em causa a sobrevivencia de todos e principalmente a ligaçao com o seu pai.

O argumento do filme e o base e esteriotipado para lançar um formato, temos uma narrativa construida para um filme rapido, alguma ligação emocional, embora longe de ser trabalhado como a Pixar o faz, e acima de tudo o pensamento que a personagem de Garfield esta no seu momento.

O projeto e realizado por Mark Dindal, um habitue de uma animaçao de segunda linha que teve entregue a si um dos projetos estreados em pleno momento alto do verão de hollywood. O projeto e demasiado mediatico para o estilo demasiado tradicionalista de animaçao. APenas em dois momentos temos algum risco, de um realizador obviamente de segunda linha.

No cast de vozes vi a versão portuguesa, competente sem ser brilhante, mas penso que Pratt e Jackson como personagens centrais podem ser uma mais valia na forma do filme comunicar.


O melhor - Garfield mantem as suas caracteristicas mais conhecidas, embora mais ativo.

O pior - O filme quase nao arriscar no humor


AValiação - C-

No comments: