Saturday, February 05, 2022

Nightmare Alley

 Depois do Covid ter atrasado a produção e o lançamento do novo projeto de Guillermo Del Toro apos o oscar obtido em Shape of the Water la surgiu a sua adaptação do livro com o mesmo nome que nos anos 80 já tinha resultado num filme de relativo sucesso, embora o filme tenha negado o registo de remake devido as diferencas para o original e por ser mais proximo do livro. Com um elenco de primeira linha e lançado em epoca de premios as boas criticas pareceram insuficientes para um candidatura de primeira linha embora pareça que o filme ira obter nomeaças nas listagens finais. Pese embora tal facto foi comercialmente que o filme tropeçou onde a exigencia do lançamento em salas pode nao ter sido a melhor opçao com resultados modestos tendo em conta o investimento.

SObre o filme podemos analisar o filme em diversos prismas, na sua introdução e aproximadamente na primeira hora de filme, tudo e muito bem trabalhado, o enigma da introdução da figura central, o espaço que o alberga, as caracteristicas das diferentes mas curiosas personagens e acima de tudo a vontade vincada da personagem do sucesso. O filme consegue ter momentos muito fortes de excelente interpretação e realização que conduzia o filme para um nivel excelente.

A questão e quando o filme entra na sua segunda parte, com a introdução do sucesso, de um novo contexto e de uma nova personagem que embora seja das mais carismaticas do filme torna tudo mais lento, e ai pensamos que nem sempre o filme adquire o ritmo elevado da primeira fase e a intriga custa a comunicar com o espetador, ficando a ideia que so na conclusão deste segundo segmento com um climax de 10 minutos de intensidade maxima o filme recupera a proximidade do espetador.

Mas e no fim que o filme volta a arrebatar com toda a intensidade do espetador num final de grande impacto, moralmente brilhante e que torna o impacto final do filme muito forte junto do espetador, numa historia complexa, bem realizada e bem interpretada que so poderia resultar num muito bom filme.

A historia segue um enigmatico individuo que acaba por ser integrado numa feira de variedades onde aos poucos vai conquistando espaço na procura do seu sonho até se tornar num impactante mentalista de sucesso cuja ambição o leva num caminho perigoso.

O argumento do filme é interessante, as personagens comunciam no tempo certo as suas caracteristicas com o espetador, com twist mais curtos e mais longos, com uma moral muito concreta que torna o filme impactante na intriga e nos valores, e que merecem atenção da academia.

Del Toro e um cineasta de primeira linha que nos dá uma realizaçao de primeirissimo nivel principalmente na primeira hora em pleno contexto de feira de variedades dos anos 40, a luz a cor a forma como torna tudo tão proximo do espetador mereciam atenção num ano muito forte em termos de realizaçao.

NO cast Cooper ficou com a herança pensada para DiCaprio e cumpre sem deslumbrar, no lado mais enigamatico do filme, pode nem sempre ser brilhante, resultando com o lado mais instavel, que o leva para o final intenso e que fica na retina e que podera ser a razão de constar em algumas apostas as nomeaços. No leque de secundários, bons momentos de Dafoe e Strathain na primeira fase e de Blanchet e Jenkins na segunda.


O melhor - A primeira hora e os ultimos cinco minutos.


O pior - NO segundo segmento perde algum ritmo


Avaliação - B+



No comments: