Sunday, February 13, 2022

Flee

 Nestas nomeações para os oscares existiu um projeto que chamou particularmente à atenção por ser nomeado em tres categorias que normalmente sao exclusivas umas das outras, como melhor animação, documentario e melhor filme estrangeiro. Este particular projeto convenceu tudo e todos no ultimo festival de Sundance e acabou por conseguir aguentar o seu mediatismo ate as nomeaçoes ficando com a sensaçao que saira certamente com algum premio, se calhar o de melhor documentario. Comercialmente os documentarios tem sempre algumas dificuldades em termos comerciais e pode ser este novo impulso que pode conduzir ao sucesso.

Sobre o filme podemos dizer que e uma abordagem original que mistura personagens que estão por base na historia real do filme, animaçao com a historia e acima de tudo algumas imagens reais sobre os acontecimentos que contextualizam a historia, num filme impactante e diferente que se torna rapidamente um icon por tratar diversos temas impactantes como a guerra, os refugiados e a homossexualidade.

Por tudo isto e pese embora me pareça que a conjugação de generos possa ser algo confuso em termos do impacto final da obra o resultado e principalmente a força da historia que o filme conta merece ser relevado, e ficamos com um bom filme que merece que seja visto pela sua originalidade. Podera nao ser o filme que mais nos surpreende, e acima de tudo deve ser encarado mais do que um filme, um documentario com uma abordagem diferenciada e o sucesso esta garantido.

Numa altura em que as plataformas de streaming cada vez chamam mais atenção para os documentarios, aqui temos uma abordagem diferenciada que pode dar um espaço a filmes que sigam este estilo. A historia e o estilo do filme nao deixa ninguem indiferente embora seja a tipica aborsagem que e facil gostar.

O filme conta a historia de um jovem afegão em plena guerra naquele pais e a sua odisseia com a sua familia até a Russia e depois a Suecia a procura de melhores condições de vida e de uma ajuda com a sua familia, tendo ainda que lidar com a sua homossexualidade.

O argumento do filme e sempre o de um documentario o facto de contar uma historia, com muitas situações de limite, contextualizadas politicamente que resulta num filme de grande impacto naquilo que conta.

No que diz respeito a realizaçao a mesma ficou a cargo de um realizador dinamarques que ganha o filme no estilo, na mistura de generos e no impacto que sublinhara o seu nome em ambos os generos, tendo agora que aguardar como sai da noite dos oscares.

E um filme sem atores, um filme na primeira pessoa.


O melhor - A historia e a abordagem

O pior - Pode ser algo estranho a mistura de generos


Avaliação - B



No comments: