Sunday, February 13, 2022

American Underdog

 O desporto é prodigo em feitos heroicos que rapidamente o cinema absorve de forma a contar ao mundo a historia com detalhes reais e alguns para tornar tudo ainda mais deslumbrante. No final deste ano surgiu o filme que retrata o impressionante feito de Kurt Warner um jogador de NFL que passou de renegado e empregado de supermercado a campeao e MVP da maior liga do mundo. Este simplista filme acabou por passar com mediania na critica sendo que comercialmente conseguiu o impacto na região onde podia ter ja que todos sabemos a dificuldade que os filmes sobre futebol americano e as suas lendas tem noutros territorios.

American Underdog e um filme do mais simples que pode existir, pega na historia, potencia os contornos dramaticos principalmente na parte menos feliz e de reconstruçao da personagem de forma a preparar o filme para os exitos de forma a eles terem ainda mais impacto, e sem grandes preocupaçoes das abordagens ou em construir personagens de verdade ja que o objetivo unico do filme passa por sublinhar o merito mais que a pessoa.

Claro que o filme e um filme de segunda linha recheado de cliches que no final sobre a forma como conta a historia mais do que registo vulgar do filme enquanto obra por si, onde pouco ou nada arrisca indo a procura da emoçao facil, mas no final e obvio que todos gostamos e ficamos felizes pelo final feliz, e nisso o filme consegue de uma forma facil passar as suas emoçoes.

Ou seja um filme de matine que se assume do primeiro ao ultimo minuto como tal, não tenta ser complexo, nao tenta ser artistico, deliberadamente torna tudo mais novelesco e o seu ritmo segue necessariamente esse estilo. E daqueles filmes que por si so nada nos transmite mas ficamos a perceber do outro lado do atlantico as façanhas de Werner.

A historia segue Werner um promissor jogador universitario que falha a passagem num primeiro momento o que o leva a ter de reconstruir a sua vida pessoal e familiar ate conseguir entrar e tornar-se uma referencia historica daquele desporto.

Em termos de argumento tudo que o filme tem de mais vincado centra-se na historia conhecida, ja que na forma como a condimenta o filme e limitado nada trazendo de novo nos personagens ou mesmo no guião das situações concretas as quais procuram apenas a emoçao facil.

Na realizaçao os irmãos Erwin mais proximos de filmes romanticos simplistas de consumo rapido dao uma realizaçao no seguimento do que tem feito, poucos ou nenhuns truques, registo de novela das seta, que obviamente nada tras a carreira dos mesmos, contudo o filme tem objeticos simples que atinge.

No que diz respeito ao cast podemos dizer que Levi e um ator que ainda so tinha funcionado no registo comico de comedia que tem aqui uma personagem simples, que cumpre, ja que pouco ou nada exige de rescursos dramaticos que desconheço se os tem ou nao. Paquim tenta encontrar um novo rumo para uma carreira com uma personagem solida.


O melhor - A historia em si.

O pior - O filme em termos de valor proprio nao tem grandes atributos


Avaliação - C



No comments: