Sunday, February 06, 2022

National Champions

 Num Dezembro de reencontro entre os grandes estudios e o cinema com diversas apostas comerciais lançadas nos diversos formatos, existiu uma estreia com distribuição wide que surpreendeu, que se tratou deste filme sobre funtebol americano e sobre os negocios associados. O filme que tinha pensado se calhar uma estrategia de conseguiu algum valor critico começou por falhar neste particular com avaliaçoes medianas. Ja do ponto de vista comercial a estrategia de estreia wide foi um autentico tiro no pe, com uma dos piores resultados para um filme com uma estreia expandida.

SObre o filme até posso pensar que o filme apesar de idealista é completamente inverosímil, nos pressupostos do lado da luta, no momento e mesmo nos desenvolvimentos. Isso tira imediatamente muito do impacto que o filme poderia ter, principalmente se traduzisse uma historia real. Após este ponto menos abonatorio na avaliação do filme existe um outro ponto em que o filme funciona pessimamente que é no som, a presença quase asfixiante de uma musica de climax ao longo de duas horas de duração saturam e dão sempre a presença de que algo de grave vai acontecer quando não vai.

Mas mesmo com estes defeitos que anulam muito do impacto que o filme quer ter, também existe realmente algumas virtudes, a maior das quais o filme tentar dar os diferentes lados da equação. Naõ se fica pelas revindicações sem contraditorio, fornecendo as faces da medalha sem nunca extremar nenhuma delas, com posição definida mas sem o exagero tipico que filmes comom estes caem.

Por tudo isto temos um filme que tinha alguns atributos a potenciar mas que entra numa mediania que não sublinha os mesmos. E claramente um filme pequeno que tenta crescer num tema que normalmente peca por ser circunscrito a realidade americana e que faz perder muito do impacto quando sai desse territorio.

O filme fala de uma final do futebol universitario com muita atenção mediatica, marcado pelo confronto de duas das maiores estrelas em que uma sse revolta e recusa jogar caso não seja aceite revindicações sindicais em que protegem jogadores menos famosos ou com lesões, entrando num jogo de resposta ou contra resposta.

No que diz respeito ao argumento se a base do conflito do filme e a forma como ela e alimentada é forte e impactante, o facto da mesma ser utopica faz que perca muita do impacto. Em termos de personagens fica sempre a ideia que deveriamos saber mais do duo de protagonistas da rebelião e que o filme e algo direto de mais para a negociação e os truques na manga.

Na realização Roman Waugh e um realizador de filmes de ação rapida de impacto proximo do publico mas longe da critica, e neste filme e mesmo com um tema muito mais adulto quando comparado com os filmes anteriores, gere-o como um filme de ação fosse e principalmente no detalhe musical acaba por ser quase impossivel de seguir, ficando a ideia de ser um realizador para filmes de consumo rapido.

No cast o filme aposta num Stephen James a crescer como ator que encaixa bem no perfil que o filme quer para liderar, embora numa personagem algo simplista de mais, e que nao exige grandes recursos principalmente quando comparado com outros filmes que ja protagonizou. Os melhores momentos vao para JK Simmons sempre intenso e competente, e mesmo Ludowig acaba por funcionar no registo que o filme quer dele. No cast temos alguns dos melhores momentos do filme.


O melhor - A base negocial.


O pior  - A musica


Avaliação - C



 

No comments: