Tuesday, February 08, 2022

Belfast

 Quando começaram a surgir os principais festivais onde os projetos dos estudios com ambições para o oscar se começaram a perfilar, existiu um que conseguiu cativar a atenção da critica com avaliações excelentes e acima de tudo um lado quase poetico na adversidade. Dai que Belfast se tenha tornado num natural candidato aos oscares, um dos mais fortes, mesmo que comercialmente o facto de ser um filme pequeno, a preto e branco e sem grandes figuras de proa nao tenham permitido grande sucesso comercial.

Sobre o filme podemos começar por dizer que é uma carta de amor de Branaghan a sua cidade de origem e tudo que a mesma sempre teve, ou seja união, ligação entre as pessoas nas adversidades com segurança ou mesmo religião ou economia. O filme consegue ter sempre esses ingredientes sobrando sempre o amor sincero pelo local pelas origens e isso torna o filme mais que tudo bonito e proximo das pessoas.

No entanto e pese embora a forma facil, emotiva e quase poetica com que o filme e as suas personagens nos querem transmitir o espirito da cidade, mesmo quando e dificil encontrar os  lados positivos do mesmo, parece sempre um filme que procura a emoção facil nas diferentes emoçoes que explora, sendo um filme que consegue ir do impacto da adversidade a espontaneadade rapidamente e cujo resultado funciona.

POr tudo isto e nao considerando de forma declarada Belfast como a obra prima do ano, e talvez o filme que melhor comunica emocionalmente com o espetador com um toque artistico na recolhe de imagens e mais que tudo na forma como realmente acaba por na essencia ser uma carta de amor dedicada a sua cidade e as suas origens mesmo quando tudo parece distanciar.

A historia fala de uma familia na irlanda do norte nos anos 60 em pleno tumulto social pelos conflitos religiosos e sociais, que conduzem a uma serie de escolhas entre as oportunidades de vida e a ligação as origens e as pessoas que sempre estiveram la.

O argumento e muito mais bem trabalhado no ponto de vista das emoçoes que transmite do que propriamente pela originalidade ou os dialogos das suas personagens. Alguns insolitos dao ao filme um caracter descontraido que funcion, mas e mesmo na forma como transmite os seus valores e a sua emoçao a cidade que o filme melhor funciona.

Na realizaçao Branaghan e um realizador sempre mais tarefeiro do que um ator de referencia, dai que foi necessario algum coração e algum desprendimento para nos dar a todos os niveis o seu melhor filme como realizador, dando alguns apontamentos de autor que nunca tinham aparecido numa carreira algo cinzenta ate agora e sempre dedicada a autores conhecidos e pouco mais.

No cast o filme tem uma escolha de atores mais eficaz do que deslumbrante nas interpretaçoes. Acabou por conseguir duas nomeaçoes a dois veteranos que acabam por beneficiar da sua carreira no filme em concreto mais do que pelo brilhantismo das suas presenças. Acaba por ser mesmo Balfe que mais brilha e acabou por ficar de fora das nomeaçoes.

O melhor - O poema a Belfast


O pior - As personagens e a historia em si não surpreende



No comments: