Sunday, February 06, 2022

House of Gucci

 Quando foram lançadas as primeiras imagens deste novo projeto de Ridley Scott de imediato o filme assumiu uma candidatura natural aos oscares, mesmo sendo o segundo projeto em meses do competente realizador e depois do sucesso critico de Last Duel. Pois bem apos os primeiros visionamentos a expetativa caiu, o filme nao tinha o nivel de unanimidade critica para ser o mais forte dos candidatos, sendo sublinhando a competencia do cast. Comercialmente o filme optou pelo lançamento tradicional e acabou aqui por ser grande surpresa com resultados muito competentes.

House of GUcci e um daqueles filmes que quando vimos o trailer e principalmente sendo uma historia conhecida queremos ver o filme. O filme começa bem na introdução de cada uma das personagens e as suas caracteristicas, percebendo muito rapidamente qual vai ser o sentido e a posiçao de cada uma delas. E aqui e que penso que o filme começa a ter os seus problemas e que pelas duas horas e meia de duração acaba por ser sempre algo repetitivo mesmo com as alterações significativos que vai existindo entre as personagens e a marca que acaba por ser o elemento impactante do filme.

Mesmo assim e com os avanços nas diferentes direções que a historia teve no que diz respeito a liderança, com os jogos de poder que o filme nem sempre comunica bem com o espetador a forma como foram criados, acaba por o filme no entanto em cada cena, e principalmente em cada conflito tirar o melhor de algumas personagens fornecendo interpretaçoes de primeira linha que acabam por vezes por encobrir o valor do proprio filme.

Mesmo assim e nao sendo uma obra prima, nem nada parecido, e um filme que forma com competencia e acima de tudo com detalhe uma historia de poder, real de uma marca que conhecemos. O filme perde por algum exagero na "caricatura" das personagens que acaba tirar algum rigor ao filme, mas podera funcionar melhor como entertenimento mas nem sempre me parece que esse balanço seja registado com mestria.

O filme fala na relação de Maurizio Gucci com uma mulher de nome Patrizia, oriunda de uma familia simples, mas com grande ambiçao, que tenta tomar o poder da marca mais conhecida da moda italiana, na posse de outros membros com estilos e projetos bem diferentes.

No que diz respeito ao cast, a historia conhecida de muitos e interessante pela sua evolução e pelo seu tragico final. O filme introduz bem os elementos do conflito, mas na comunicação e desenvolvimento dos mesmos nem sempre encontra o melhor tom e nem sempre utiliza os mesmos da forma detalhada que deveria ter, mesmo assim temos boas personagens com bons momentos na historia interessante que conhecemos.

Scott e um otimo realizador, pese embora o avançar da idade continua a arriscar em filmes diferentes com estilos diferentes que acaba por nos trazer um projeto detalhado em termos temporais, que arrisca menos na sua formula estetica e que da primazia ao que de melhor o filme tem, os seus interpretes. Nao e brilhante a realização mas Scott e sempre competente.

No cast temos o que de melhor o filme nos da, a interpretação de Lady Gaga e brilhante com tudo o que o filme pede para encaixar na personagem Patrizia. Demonstra muito mais atributos do que na sua estreia, dominando o filme nos seus momentos apenas perdendo para as interações um Jared Leto em otima forma, que ajudado por uma catracterização de impactyo nos da um  Paolo surrealista que fornece elementos descontraidos ao filme e que poderão conduzia às mais obvias nomeaçoes para o filme. Parece claro que Driver foi aquele que saiu com mais dificuldades do filme talvez pela personagem, talvez nao.


O melhor - As interpretações de Leto e de Gaga.


O pior - Demasiado extenso para alguns atalhos que toma.


Avaliação - B-



No comments: