Saturday, September 04, 2021

The Protege

 Numa altura em que o cinema de ação parece delcarado para filmes sobre personagens que levam tudo a frente seguindo o sucesso de John Wick eis que os seus produtores associados a Martin Campbell trazem mais um registo desta vez no feminino e com Maggie Q como protagonista. Este filme de açao rapida foi recebido com uma total mediania critica esperada para o genero em questão, sendo que do ponto de vista comercial os resultados foram escassos tendo em conta que foi uma das apostas de verao de uma produtora e nao conseguiu ultrapassar em termos domesticos os dez milhoes de euros.

SObre o filme podemos dizer que temos o tipico filme de uma personagem contra o mundo, com açao rapida uma intriga pouco interessante e onde apenas os dialogos e as disputas entre a personagem de Q e de Keaton vai dando alguma especiaria a um filme que sem essa vertente seria um vazio de ideias e apenas uma oportunidade para Q demonstrar alguma capacidade como atriz de açao.

Centro é que o insolito e mesmo algum humor nos dialogos entre as personagens acaba por tirar alguma seriedade a um filme cinzento que o torna de um entertenimento mais puro, mesmo que em termos de tudo o resto ja tenhamos visto bem melhor a todos os niveis fica a ideia que o filme procura dar a rebeldia tipica de filmes como Red mas sofre pelo facto da intriga ser bastante pobre.

Ou seja um filme de açao de segundo plano sem grande logica narrativa que nao sobrevive ao aspeto da heroina de açao contra o mundo e que consegue em elementos secundarios alguns trunfos que o safam do descalabro nao ultrapassando no entanto uma mediania que nunca tornara o filme minimamente significativo.

A historia segue uma vietnamita que junto com um individuo que a encontrou enquanto criança criaram uma equipa de assassinos profissionais que se ve numa intriga para localizar um dos homens mais populares e desaparecido a diversos anos, contudo vai ter aqui uma equipa de resposta ao nivel.

Em termos de argumento a intriga e basica, sem grande logica muito na linha que filmes deste genero nos habitualmente apresenta. Foge um pouco do estilo a forma como o filme aponta um humor mais sarcastico no humor entre duas personagens que refresca um pouco o contacto do filme com o espetador.

Campbell e um veterano realizador de filmes de açao com alguns sucessos principalmente nas suas colaboraçoes com James Bond. Fora disso tem tido alguma dificuldade em fazer os seus filmes brilhar apesar de se sentir confortavel na açao pura o que demonstra neste filme, onde sem meios de ponta consegue dar ritmo ao filme. Fica a ideia no entanto que nunca sera mais que isto.

No cast Q e uma actriz de origem asiatica que fica a ideia que poderia sempre ter ido mais longe do que foi prncipalmente como actriz de açao e aqui demonstra bem atributos suficientes para esse plano. Ao seu lado um Jackson em formato habitual e um Keaton que demonstra ainda alguma capacidade em filmes que exijam resposta fisica.


O melhor - Os dialogos das duas personagens principais


O pior - Ser um filme com muitas limitações na intriga


Avaliação - C



No comments: