Sunday, September 26, 2021

Old

 Apesar de colecionar no seu percurso diversos sucessos e insucessos, cada vez que M Night Shylaman lança o seu novo filme existe sempre algum burburinho e expetativa relativamente a formula que o mesmo vai utilizar e que surpreendeu os mais desatentos num inicio de carreira. Old e mais uma ideia estranha que tenta resultar, contudo criticamente mais uma vez ficou a meio caminho, algo que tem sido muito comum numa carreira no minimo estranha de um realizador que ja dominou hollywood. Por sua vez comercialmente o filme lançou a estrategia de devolver o publico as salas e o resultado para a contingencia foi bem interessante, tornando-se num dos filmes que devoveu o publico as salas.

A premissa e original, diferenciada, um espectro de originalidade que vai fazendo falta ao cinema atual, embora claramente com dificuldade em funcionar pelo menos como um todo. Em termos de personagens fica a ideia que podia ir mais longe criar mais conflitos, alongar mais a historia de cada personagem um pouco como a serie Lost fez na primeira season, essa falta de profundidade acaba por ser o maior senao do filme

A forma como tudo se desenvolve embora nao seja brilhante e eficaz na forma como o filme quer encaminhar-se para a sua conclusao a qual acaba por ser algo previsivel, principalmente para quem estiver atento ao filme, mas que por sua vez acaba por ser uma premissa interessante e de impacto o que torna o filme uma agradavel surpresa de entertenimento que faz falta nestes dias.

OU seja um filme que surpreende pela ideia e pela forma como justifica bem a sua ideia, com algumas dificuldades no desenvolvimento do argumento e da intriga onde ficou espaço para muito mais, mas que no final dá-nos algo diferente e por vezes essa e a maior falta que temos do cinema atual, a capacidade dele nos dar algo diferente.

A historia fala de um grupo de pessoas que embarca para um resort paradisiaco e percebe que a ilha onde sao encaminhados acelera o tempo transformando a vida toda num dia, que leva ao envelhecer rapido de todos.

Em termos de argumento a ideia de base e otima e original e potencia a novidade maior do filme. Em termos de concretização parece claro que poderia ser melhor recheado com melhores personagens e um maior grau de trabalho nos conflitos entre eles, mas a ideia vale o resultado do filme.

Na realizaçao Shylaman podemos gostar ou não gostar mas dos realizadores que mais arrisca em Hollywood e isso trouxe-lhe algumas obras de referencia e desastres completos que puseram em causa o seu trajeto: este fica a meio caminho ja que tras alguma das suas virtudes mais aperciaveis como o risco, mas também alguns dos defeitos que e a forma como nao blinda algum grau do argumento.

O cast e recheado de rostos conhecidos de um segundo nivel. Bernal e Kriepes sofrem por personagens algo lineares e que talvez o filme exigisse mais. Melhor os jovens Wolff e McCenzie em otima forma com a intensidade que o filme pede, para as suas melhores personagens.


O melhor - A ideia de base

O pior - Merecia melhor personagens


Avaliação - B-



No comments: