Tuesday, September 21, 2021

Cry Macho

 Numa altura em que cada filme que Eastwood realiza e protagoniza em face do adiantar da sua idade muitos pensam que pode ser a sua propria despedida eis que os seus filmes reunem mais expetativa. Para este ano de 2021 e do fundo dos seus 91 anos de idade, surge um regresso a casa, num particular western passado maioritariamente no mexico fronteiriço. Criticamente o filme acabou por ficar na mediania longe dos melhores anos de Eastwood no genero e na realizaçao. Em termos comerciais o filme atacou o mercado dos cinemas e o streaming ao mesmo tempo mas os primeiros resultados ficaram aquem do que era esperado.

Sobre o filme e obvio que um realizador mesmo que frenético como Eastwood vai tendo dificuldade em face da idade em grandes manobras de realização, ainda para mais quando acumula com a interpretaçao, por tudo isto este e um filme simples, com uma realizaçao basica que ganha pelo contexto particular que nos da, e pelo coraçao na relaçao central. Ja nao temos grande movimento ou grande açao, sobrando alguns bons dialogos que vai fortificando a relaçao central do filme o seu alicerce.

Claro que outros apontamentos soam a estranho, desde logo um Eastwood que ainda insiste em ser agressivo ou pinga amor, que soa a totalmente despropositado num filme que poderia esquecer essas vertentes para ir ao fundo de uma questão como a relaçao entre idades e a honra tão importante no western, a questão e que as debilidades fisicas do protagonista limitam aquilo que ele pensa que pode fazer mas que ja nao fica tao bem.

Assim, mas do que um bom filme Cry Macho e um filme possivel, que tem apenas nos apontamentos do argumento que Eastwood aproveita bem para dar alguma ligeireza ao filme como o seu maior valor. Fica a ideia que no resntante temos uma previsivel e simples historia com o final esperado e a ideia que se calhar esta na hora de Eastwood ficar pela realizaçao se ainda estiver força para tal, ja que de resto fica sempre a ideia que sao filmes de homenagem.

A historia fala de um ex atleta de rodeo que embarca a pedido do seu patrão ate ao mexico para encontrar o filho deste, contudo rapidamente tudo se torna numa road trip em que o menor e procurado tambem pela mãe, mexicana a qual tem no seu controlo uma organização criminosa que torna a viagem um percurso complicado.

No argumento tirando alguns bons momentos de dialogo a dois, que faz o filme descontrair, em termos de desenvolvimento narrativo temos uma historia basica, pouco original, que nao consegue potenciar ao maximo os valores comuns do western, e que no final tudo não e mais do que um episodio ja visto.

Na realizaçao e obvio que Eastwood e um realizador de ponta que tem uma carreira incrivel. Ja e brilhante aquilo que ao longo dos anos nos foi trazendo mesmo quando a idade avançava. Aqui nota-se algum cansaço na captaçao de imagens que ainda e mais evidente quando tenta ainda ser o protagonista.

No cast parece-me exagerado a insistência que Eastwood tem em protagonizar os seus filmes, não esta fisicamente capaz para dar o seu melhor, e isso soa sempre a estranho num ator que fez sempre do seu carisma e presença fisica o seu mote, ja que em termos de recurso teve sempre dificuldades. O resto do cast e basicamente um linha para deixar funcionar o criador do filme.


O melhor - Alguns apontamentos de humor nos dialogos


O pior - Eastwood ainda pensa ter 70 anos, mas tem 90


Avaliação - C+



No comments: