Sunday, September 12, 2021

Escape Room: The Tournament of Champions

 Dois anos depois de este filme de inicio de ano com uma premissa simples e proxima de Saw para adolescentes ter visto a luz do dia, com avaliações criticas moderadas mas com algum sucesso comerciais eis que surge a sua natural sequela, se calhar pensada para mais cedo, mas que devido a pandemia teve de se intrometer nos filmes de verão, algo que é sempre mais dificil para filmes deste estilo.  Em termos de critica o filme esteve proximo do primeiro filme, mediania, que não condiciona o seu percurso comercial nem angaria novos filmes. Comercial o mundo mudou e com isso os resultados mais escassos, ainda que com alguma visibilidade principalmente a volta do mundo.

Escape Room e um daqueles filmes curiosos em que nos dao personagens a tentar sobreviver em salas de enigmas, muito proximo do que Saw fez com maior sucesso, embora com a atualidade de jogos de sociedade que previamente a pandemia estavam na moda. Aqui temos o facto de seguirmos as personagens do primeiro filme,que normalmente não acontece nestes registos que mantem apenas o vilao. Aqui temos as mesmas personagens numa especie de liga dos campeoes que acaba por ser completamente indiferente ja que sao novas para o espetador.

Em termos de segmento dos enigmas criados o esperado, com invenções a mais, algo que ja estava bem patente no primeiro filme. Sabemos rapidamente como tudo vai acabar e o pequeno twist final acaba tambem ele por ser esperado ja que o filme da diveras pistas que não concretiza em sentido contrario e quando assim é todos sabemos como acaba, ou seja denunciado.

Por isso surge um titulo muito proximo em todos os procedimentos do primeiro filme, com poucos ou nenhum elementos surpresa, em filmes de baixo orçamento sem grandes estrelas com o unico objetivo de perpetuar algum ganho economico de uma ideia de sucesso passado. As mesmas vão perdendo fulgor embora tenha que indicar que não sei se tudo fica por aqui.

A historia segue a historia do criador e vilão do jogo e os dois sobreviventes do primeiro filme, que apostados em tentar encontrar o mentor de tudo o que passaram, acabam por ser encurralados num novo jogo com uma serie de ex-jogadores que sobreviveram os mesmos, numa especie de liga dos campeoes.

Em termos de argumento a ideia de base resume-se a mesma, já que apenas sabemos que os personagens introduzidos ganharam o jogo porque os mesmos dizem. No restante o mesmo estilo do primeiro filme com enigmas para resolver, e uma especie de twist final quase insignificante e nem sempre bem escondido.

Na realizaçao deste projeto Adam Robitel um realizador ligado ao terror que ja tinha trabalhado num episodio de Insidious, e que agora esta associado a este projeto. Filmes muito proximos em tudo de Saw, com um registo de crueldade de imagens mais low profile. Nao me parece que neste tipo de estilo se consiga algo mais do que ir ganhando trabalho em projetos mais ou menos semelhantes.

No cast um naipe de quase desconhecidos onde Taylor Russel uma jovem adolescente que ja teve algum destaque principalmente no amado pela critica Waves, mas que esta a ter muita dificuldade em cimentar a carreira em Hollywood o que talvez explique o regresso ao franchsing que de uma forma muito concreta pouco lhe pede em brilhantismo de interpretaçao. Ao seu lado Logan Miller tambem regressa no mesmo registo embora nos pareça um actor mais basico. James Frain e um vilão soft de quem se pedia mais no estilo de filme.


O melhor - O seu caracter concreto e facil.

O pior - O ter uma ideia que se resume à sua enunciação


Avaliação - C-



No comments: