Sunday, September 05, 2021

Stillwater

 Depois do oscar e da unanimidade que Tom McCarthy conseguiu com o seu Spotlight que inclusivamente lhe rendeu o oscar de melhor filme era com alguma expetativa que se aguardava pelo que vinha a seguir principalmente porque ate então não era um realizador de primeira linha. O resultado foi este drama policial e cultural com Matt Damon que estreou com alguma indiferença no ultimo festival de Cannes com avaliaçoes pouco entusiasmantes embora maioritariamente positivas mas que acabaram por aniquilar esperança de premios para o filme. Em resposta acabou por ser lançado nos EUA com resultados minimamente consistentes comparado com outros filmes que foram lançados no mesmo periodo.

Sobre o filme podemos o analisar a diversos niveis, desde logo como intriga policial e filme de investigaçao e claramente um filme algo pobre quando comparado com outros filmes sobre crime muito mais impactantes e mais que isso surpreendentes no desenvolvimento dos pontos do seu argumento. Aqui temos um dos pontos mais importantes do filme e talvez aquilo onde o filme mais falha.

E isso é pena porque o filme faz resultar os seus complementos, não no na excelente caracterização e interpretaçao central, no choque cultural de um americano do interior numa Marselha social e culturalmente diferente, quer no desenvolvimento das diferentes personagens tudo resulta e vai alimentando um filme com intriga a menos para mais de duas horas de duraçao. O problema do filme e que lhe tira o impacto maior e que no fim temos a intriga e essa mesmo no climax nunca e particularmente feliz.

Sobre um filme sobre personagens bem trabalhado na caracterizaçao das mesmas e nos detalhes que merecia uma historia de base superior para se tornar num dos otimos filmes do ano, acabando no entanto por ser um filme competente mas longe do que se espera de um realizador cujo o ultimo trabalho foi tao unanime como SPotlight.

A historia fala de um pai do interior americano que viaja ate Marselha para visitar a filha jovem, presa, suspeita de homicidio ate que uma nova pista sobre o crime e lançado e ele decide investigar por conta propria enquanto começa uma relaçao com uma familia monoparental culturalmente oposta aquilo que sempre conheceu.

Em termos de argumento a historia de base e limitada, mesmo como intriga policial o que e pena ja que no restante trabalho temos um bom argumento principalmente na forma intensa com que trabalha e constroi a personagem central nas suas ligaçoes. Em termos de twist e desenvolvimento policial ja vimos bem melhor em filmes com menos objetivos.

McCarthy e um realizador de altos e baixos que conseguiu o cume da montanha no seu trabalho em SPotlight que lhe valeu o oscar de melhor filme, desde entao teve uma colaboraçao em 13 Reasons WHy mas nunca surgiu o seu nove filme. Aqui temos um trabalho culturalmente interessante mas com uma realizaçao de pouco impacto, algo que ja tinha acontecido em SPotlight onde a realizaçao foi dos vetores menos fortes.

No cast Damon tem um papel que merece destaque, nao sendo um papel dificil ele encaixa fisicamente e em termos de expressao perfeitamente no registo que o filme quer ter, e demonstra a capacidade quase unica que o mesmo tem para diferentes registos quer afetivos, humoristicos e dramaticos. Damon domina o filme e fosse o filme mais forte poderiamos ter uma prestação a ter atençao para premios.

O melhor - Os condimentos do argumento, principalmente os opostos culturaisº


O pior - A intriga policial não e forte


Avaliação  B-



No comments: