Saturday, September 25, 2021

Best Sellers

 A entrada numa idade avançada e sempre dificil para atores que se tornaram iconicos e que crescemos junto a eles. Do fundo dos 88 anos Michael Caine tem uma carreira consistente e aos poucos continua a escolher filmes de uma forma esclarecida entre os quais este pequeno Best Seller sobre a ligaçao de uma herdeira de uma editora e um polemico escritor desaparecido. O filme obteve um receção critica mediana que nao deu ao filme o protagonismo que se esperava. Em termos comerciais um filme com claras poucas ambiçoes que acabou por passar desprecibido a maioria das pessoas.

Best Seller e um pequeno filme igual a muitos outros que levam a uma ligaçao geracional e com personalidades diferentes. Nesse particular o filme segue o caminho de muitos outros filmes sobre a mesma tematica, os quais ficam dependentes obviamente das personagens quer a solo quer da ligaçao e o filme neste particular funciona moderadamente porque o estilo de Plaza e Caine sao distantes mas encaixam-

Sobre o resto da tematica um pouco de satira aos dias de hoje em termos de literatura mas pouco mais, o caminho tipico da relaçao de odio e extremo até a ligaçao, contudo penso que o caminho nem sempre e o mais equilibrado e a aproximaçao deveria ser melhor trabalhada ao lomngo da duração do filme. Fica a ideia também que principalmente naquilo que é o resultado final o filme poderia, e deveria ter mais 5 minutos.

Ou seja um filme simples, para uma matine, que basicamente sublinha a ligação entre gerações para objetivos proprios de cada uma delas. E obviamente um filme repetitivo proximo de outros filmes com a mesma tematica, só que em contextos diferentes, e daqueles filmes que nos faz passar um tempo agradavel sem maravilhar.

A historia fala de uma herdeira de uma editora de livros em clara baixa, que de forma a tentar recuperar o sucesso e salvar a empresa decide encontrar um escritor antigo famoso, ainda ligado contratualmente a empresa mas que muitos julgam ja ter morrido.

Em termos de argumento e um filme simplista, com pouco ou nenhum risco quer em termos de narrativa, quer em termos de personagens e principalmente nos dialogos onde fica a ideia que existia espaço para mais. Em termos morais existe sempre uma boa mensagem.

Na realizaçao Lina ROessler e uma realizadora completamente desconhecida ate agora que tem aqui o seu objeto de estreia em longas metragens. Fica a ideia de um filme simplista que aposta quase tudo nas suas personagens e na diferença das mesmas que fica mesmo nos contextos espaciais que frequentam.

No cast Caine teve uma carreira preenchida e tem sabido envelhecer com papeis obviamente mais simples mas que continuam a demonstrar a sua versatilidade enquanto ator. AO seu lado a jovem Plaza que desespera por conseguir um lugar de maior relevo em Hollywood pese embora uma elevada quantidade de filmes que lança. Este e dos seus papeis menos irreverentes.


O melhor - A forma como a mensagem e transmitida de uma forma simples.

O pior - Pouco ou mesmo nada original


Avaliação - C+



No comments: