Wednesday, June 30, 2021

The Ice Road

 Se existiu um aspeto no cinema moderno que a pandemia não conseguiu contornar foi o volume de filmes lançados com Liam Neeson em resgate de alguma coisa. Desde o momento em que o cinema foi tentando retomar eis que surgiram mais quatro filmes do ator entre os quais este passado no gelo e onde tem de resgatar um conjunto de trabalhadores que ficaram soterrados. Em termos criticos o filme foi para a mediania negativa tipica dos filmes do ator ultimamente e comercialmente parece que finalmente as distribuidoras começam a não apostar no estilo repetido.

Sobre o filme podemos dizer que basicamente a carreira de Neeson nos ultimos anos e espelhar personagem repetitivas em filmes de açao de baixo orçamento pese embora patenteadas por distribuidoras de alguma dimensão, mas que na essencia são previsiveis do primeiro ao ultimo momento onde apenas se diferencia o contexto do filme e aquilo que realmente são os detalhes contextuais do filme. Um genero gasto que já começa a surpreender pela falta de noçao que todos ja vimos este tipo de filmes sem que os mesmos resultem em qualquer beneficio para alguem.

Aqui temos ainda a agravante de nao ser um filme que potencie minimamente alguns pontos que em outros filmes acabam por ser a assinatura como os confrontos fisicos exibindo a capacidade de um ator veterano para as sequencias de luta nem o lado mais cru. O filme tenta sublinhar o lado mais espetacular do gelo em algumas sequencias mas sabe sempre tudo a muito pouco.

Por tudo isto o mediocre filme de ação que repete uma formula já gasta ao maximo por um actor que se pensou que poderia ter uma carreira diferente. Chegamos ao ponto onde já nada e trabalhado ou alterado para os filmes terem vida propria e fazem-se apenas por ser mais um filme de NEeson igual a muitos.

A historia fala de uma camionista e a sua equipa que e contratado para tentar ajudar o resgate de alguns trabalhadores que ficaram soterrados no gelo, contudo rapidamente percebem que toda a missão tem interesses obscuros que vao tentar impedir o sucesso.

Em termos de argumento o basico de qualquer filme de açao, que nao da qualquer vida ou contexto as suas personagens ou dialogos, e mesmo a intriga da sempre a ideia de se perder um conceito demasiado previsivel que nunca tenta ser contrariado.

Na realizaçao do projeto Hansleight e um argumentista de filmes blockbusters de açao que teve algum sucesso mas que ficou marcado pelo falhanço colossar do seu Punisher. Volvidos dez anos do seu ultimo filme parece-nos com, falta de rotinas sendo o mais preocupante o nunca encontrar minimamente espaço para qualquer assinatura.

No cast Neeson nos ultimos anos limita-se a ganhar o seu com o mesmo papel, inumeras vezes em filmes iguais que nada lhe exige como actor. Nao sendo um poço de atributos enquanto ator fica a ideia que poderia ter envelhecido melhor, e nao desgastar a sua imagem ate ao filme neste contexto.


O melhor - O gelo

O pior - Ja vimos certamente este filme e melhor


Avaliação - D+



No comments: