Thursday, June 10, 2021

Gully

 Produzido e filmado em 2019, este filme sobre a violência ciclica nos bairros degradados norte americanos, demorou dois anos a ver a luz do dia e pior que tudo e que foi acompanhado com um odio critico inacreditavel que o fez imediatamente um dos filmes mais odiados de sempre em termos de IMDB. O filme viu esta semana a estreia em muitos poucos cinemas sem qualquer tipo de resposta comercial que o torna num desastre quase epico.

Sobre o filme podemos dizer que tenta ser mais um filme sobre adolescentes de bairro e a forma como a sua agressividade se cria, mas na essencia o filme nao da nem tenta dar respostas para nada, e uma confusao inacreditavel de personagens de tramas, de imagens que perde alguns dos bons interpretes que tem ao seu dispor num autentico emaranhado de situações e momentos que em termos de cola e muito dificil de entender.

Isso provavelmente explicara algum do odio que o filme vai obtendo de quem o tentou ver. TUdo indica que este Gully ficara na historia como um dos filmes tao maus que se torna particularmente comentado, mas ao mesmo tempo ressalta a ideia que mesmo num genero como este as coisas devem ser mais trabalhadas e nao lançadas ao acaso porque provavelmente isso resultara num unico caos.º

OU seja um desastre de filme que talvez seja exagerado ser considerado um dos piores filmes da historia, mas percebe-se ao longo da sua duraçao que nada em termos de escolhas o faz funcionar e que alguns dos actores em crescimento que acabam por interpretar este filme nada quem relacionar-se com um misto de tudo que acaba por ser nada.

A historia fala de tres amigos associados a vidas e familias destruturadas e situações dificeis que se juntam para 48 horas de adrenalina ao limite, num meio marcado por violencia, drogas e tudo o resto.

Em termos de argumento o grande floop do filme uma hora e vinte em que se quer colocar todos os dramas sociais numa salada de fruta que nunca consegue encaixar minimamente e a tudo isto junta-se personagens pouco ou nada trabalhadas com momentos inexplicaveis e que torna o lado negativo do filme o seu argumento.

Na realizaçao Nabil Elderkin e um desconhecido realizador associado a alguns video clips de Dua Lipa que tem aqui uma estreia para esquecer, fica a ideia que quer juntar demasiadas coisas e poucas funcionam. Perde por um argumento mal trabalhado, mas a tentativa de dar o videojogo no filme, tambem nao e propriamente feliz.

No cast eu confesso que naipe de jovens actores como Harrison Jr ou mesmo Plummer deixavam antever um filme com boas interpretaçoes, mas ambos os jovens em crescimento e a indicar uma boa carreira sofrem pelas personagens pessimas que lhe sao entregues e indicam que terao de ter cuidado nos proximos passos em falso que possam dar.


O melhor - A duraçao

O pior - A ambiçao de trazer tanto condimento ser arte para os confecionar


Avaliação - D



No comments: