Thursday, July 15, 2021

America: The Motion Picture

 Os mais desatentos este ano podem ter deixado passar despercebido um dos filmes mais irreverentes do ano, e logo uma das apostas de verão da Netflix. Falo desta reconstituição particular do inicio da historia do Estados Unidos da América, com o humor tipico dos seus produtores associados à serie Archer.  O estilo irreverente tornou-o obviamente num filme mal amado pela critica, que o tornou num alvo de facil ataque. Por sua vez esta ma propaganda critica podera explicar em muito o parco resultado comercial que mesmo na netflix o filme tem tido.

Sobre o filme, é obvio que devemos estar preparados para o que vamos ver, é um filme irreverente, de humor discutivel que tem uma missão de chocar e ironizar com as figuras de referencia da historia, mas no final e na minha opinião não deixa de ser curioso e engraçado, mesmo que embarque por um humor muito arriscado gozando com todos os simbolos de uma patria e mais algum.

Claro que nao e um filme para todos. O estilo humoristico e recheado de risco, quer porque esquece por completo toda a consistencia interna de qualquer narrativa, quer porque o objetivo unico e juntar os pontos conhecidos da historia dos EUA com um humor rebelde, sexualizado com muitos dos pontos de debate da sociedade satirizados. Fica a ideia que exagera em todos os pontos, mas também nos parece que é esse estilo que o torna um filme diferenciado.

Por tudo isto e pensando que o objetivo dos produtores do filme era claramente o de dar uma roupagem critica e acima de tudo rebelde a uma historia de orgulho para os EUA; seria facil perceber que principalmente naquele pais nao teria vida facil. mas principalmente para quem gosta do humor de Archer, temos uma base muito parecida, mas claro muito mais polemica.

O filme e uma versão satirica e exagerada da declaração de independencia dos EUA com todas as suas figuras, e a luta titanica que os levou a vitoria. Um filme que so tem as personagens porque tudo o resto e a imaginaçao pura a funcionar.

O argumento do filme e simples, pegar no que conhecemos deste momento historico e nos seus herois, e criar uma debandada de rebeldia e um humor arriscado do primeiro ao ultimo momento, envolvendo sexo, humor negro e mais alguma coisa, que nao torna a historia competente mas torna-a engraçada.

Na realizaçao Matt Thompson e o produtor de Archer que tem aqui o filme a sua imagem a todos os niveis no estilo de produçao e desenho, e acima de tudo no humor de uma serie de referencia. Nao surpreende o estilo pena e que sejamos por vezes demasiado quadrados para aceitar esta abordagem.

No cast de vozes temos uma serie de figuras conhecidas a entregar a sua voz a um projeto que todos sabiam que ia ser mal amado. Alguns funcionam com mais sublinhando como Tatuum como Washington, mas fica acima de tudo a certeza que as escolhas vão de encontro ao que o filme pede.


O melhor - O humor


O Pior - Os puritanos vao dizer que foram longe demais


Avaliação - B-



No comments: