Thursday, June 24, 2021

Spirit Untamed

 Dezanove anos depois de um filme de animaçao de cavalos se ter tornado num sucesso de bilheteira, e depois de uma serie da Netflix com um cavalo com o mesmo nome, eis que surge uma longa metragem de animaçao 3D que tenta potenciar os sucessos dos seus antecessores chamando a si algumas das vozes conhecidas de estrelas para interpretar algumas das figuras. Pese embora o estatuto do passado em termos criticos o filme esteve longe de resultados interessantes com avaliações medianas que não lhe permitiram o impacto que o filme pensou que poderia ter. Por sua vez em termos comerciais o filme arriscou na bilheteira mas os resultados foram modestos, nao tendo tido a capacidade de seduzir os mais pequenos

Sobre o filme podemos dizer que 2021 tem sido um ano forte em termos de animaçao dai que surgindo um filme a todos os niveis mais vulgar, fica a ideia que as coisas resultam pior o que é uma realidade. Fica a ideia que a historia e a tipica historia de ligaçao de uma jovem com o passado e com os animais numa pequena terra algo que ja foi contado vezes demais.

Em termos produtivos tambem para alem das vozes conhecidas, alguns poucos apontamentos comicos e acima de tudo a ligaçao ao passado temos muitas poucas valencias que façam o filme ser diferenciado ou que nos faça pensar que estamos perante um filme com a capacidade de se sublinhar e isso faz o filme mesmo sendo rico em emoçoes e mensagem positiva ser sempre muito pequeno e acima de tudo cair demasiado na indiferença.

Assim um filme que nao tras propriamente nada de novo ao que ja tinhamos observado na saga spirit, com um nivel produtivo medio baixo, numa tentativa de rentabilizar um produto que nao sei se tem capacidade para muito mais. A escolha de primeiras figuras para algumas vozes e uma tentativa de dar algum corpo ao filme que sinceramente não sei se o consegue fazer.

A historia fala de uma menina que regressa a terra natal de forma a interagir com as suas origens depois da sua mae ter falecido num tragico acidente, acabando por criar ligaçao com alguns amigos locais e acima de tudo com a paixao dos cavalos, concretamente com um.

Em termos de argumento o filme e basico e pouco arriscado, temos uma historia convencional, contada dessa forma sem qualquer tipo de sublinhando diferenciador. Nao e um filme que arrisque no humor ficando no entanto a ideia que poderia tornar tudo mais refrescante apostanto em mais momentos de algumas personagens.

Na realizaçao temos uma dupla associada anteriormente e serie e nao a filmes. O nivel produtivo do filme nao e propriamente elevado pese embora seja um filme de grande estudio. Fica a ideia que existia espaço para mais, mas que o filme fica contente com o basico.

No cast de vozes boas escolhas, actores fortes conhecidos pelo seu talento como interpretes que servem para dar dimensao a um filme pequeno. O filme beneficia mais da presença dos mesmos comercialmente do que efetivamente, mas não podemos dizer que o resultado seja negativo.


O melhor - O espirito de Spirit e positivo

O pior - O pouco ou nenhum risco que o filme toma


Avaliação - C

No comments: