Tuesday, June 22, 2021

In the Heights

 Nos ultimos anos o produtor e ator de musicais Lin Manuel Miranda tornou-se numa hiperativo do cinema, lançando diversos projetos quer para as plataformas de streaming quer para estreias em cinema, sempre ligado aos seus projetos musicais e ao genero que notabilizou. Este ano surgiu o filme baseado numa peça associada as suas origens. O filme pese embora alguma controversa pela representatividade acabou por ser bem recebido pela critica com avaliações muito positivas que tem sido muito comum no percurso do autor. Do ponto de vista comercial os resultados acabaram por ser consistentes principalmente tendo em conta a contingencia pandemica ainda em curso.

Sobre o filme podemos dividir em dois pontos musicamente e um filme que busca inspiração e ritmos latinos de onde Miranda e as personagens são originarias, numa homenagem clara a emigrantes de uma zona muito particular. O filme consegue trazer mais que esses ritmos, essas sensações numa historia de esperança de querer, que junta ritmos que tem de encaixar em gostos pessoais com o contexto urbano onde tudo ocorre.

E se do ponto de vista cultural o filme funciona, acaba por ser na componente produtiva que me parece um filme mais pequeno principalmente quando comparado com outros filmes de grande estudio. E um filme que procura as ruas mais que algo grandioso, mas no cinema musical de grande escala faz sempre falta a presença marcante de cenas bonitas, grandes e unicas e aqui o filme tem algumas limitaçoes.

Ou seja resulta um compentente filme musical adolescente, com a mensagem de inclusao de emigrantes na grande cidade e a forma como se constroi comunidades com o lado positivo, contudo sem a força ou a expressao artistica capaz de o tornar enorme e com um significado para o historico dos filmes de animaçao.

A historia fala de alguns jovens com os sonhos bem vincados numa comunidade da zona do caribe instalada num bairro nova iorquino, no qual cada um luta de forma vincada pelos seus sonhos, que podem bater na esperança dos outros.

Nao e um filme com um argumento muito diferenciador, fica mesmo a ideia que o filme tem uma historia de serie de adolescentes adotada a um musical que mais que grandes cançoes tem ritmos interessantes. Mas tudo se conjuga fazendo funcionar a ideia de esperança.

Na realizaçao Jon M Chu e um realizador americano de origem chinesa que depois de alguns anos a fazer filmes de grande estudio de tarefeiro nos ultimos anos dedicou-se ao lado da inclusão que ja tinha funcionado bem em Crazy Rich Asians, e agora entra no lado musical nos emigrantes do Caribe. O filme nao sendo enorme e com falta de tamanho estetico na onde dos musicais low cost ate funciona.

No cast um conjunto de desconhecidos que tem o filme a sua mercê quer na componente de dança e canto, mais que na interpretaçao. Os jovens actores cumprem sem deslumbrar, num filme que nao e propriamente neste aspeto que consegue os maiores sublinhados.


O melhor - A mensagem de integraçao e de sonho


O pior - Para musical e pequeno


Avaliação - B-

No comments: