Saturday, June 05, 2021

Four Good Days

 Historia e dramas familiares sobre a toxicodepêndencia fizeram imenso sucesso na passagem do milenio mas nos ultimos anos pareciam ter desaparecido. Este ano e num ano de 2020 parco em filmes com ambiçóes de premios penso que seria clara a candidatura deste filme e das suas interpretes a esse premio, o que fruto de uma mediania critica nao permitiu que o filme em algum momento se assumisse, acabando por estrear ja este ano com pouca ou nenhuma visibilidade o que fez com que mesmo comercialmente o filme tivesse pouca repercurssão.

Four Good Days e um filme descritivo sobre o sofrimento e a persistencia da luta de uma toxicodependente e de uma mãe apostada em dar tudo pela filha. O filme tem todos os momentos todas as angustias, os avanços e retrocessos do processo e isso faz com que seja um filme muito competente naquilo que quer transmitir muito por culpa de uma interessante caracterização da relaçao mãe - filha, que nao e feita para ser perfeita mas mais para ser real.

O filme consegue mesmo nas restantes diadas ser funcional e real. Nao e um filme que tenta uma abordagem artistica, ou que arrisque muito, baseado numa historia real tenta acima de tudo criar uma convição de realismo, e isso o filme consegue mesmo que nos pareça sempre que o lado familiar e muito melhor trabalhado que o lado da adição que cai nos cliches tipicos.

Mesmo assim parece-me um filme interessante, que consegue principalmente do ponto de vista emocional nos transmitir a angustia e os sentimentos concretos dos personagens. Nao e um filme com mais ambições do que o caso de vida de domingo a tarde, mas mesmo neste genero quando existe competencia devemos valorizar, mesmo em filme que do ponto de vista criativo seja simples como este.

A historia fala de uma jovem toxicodependente que tenta mais uma vez proceder a uma desontixicação procurando para esse efeito novamente a ajuda da mãe. Tudo fica mais dificil quando ambas tem de passar quatro dia juntas para iniciar todo o processo.

Em termos de argumento pese embora a historia seja igual a muitas outras, o filme consegue principalmente nos dialogos entre mae e filha, e mesmo nos paralelos ter um realismo interessante que facilita muito a comunicação emocional com o espetador o que acontece.

No que diz respeito a realizaçao Rodrigo Garcia esta mais associado a comedias, nos ultimos tempos esta a tentar entrar no drama. Apesar da competencia dos seus filmes mais em termos narrativos os filmes parecem-me bem mais pequenos em termos de abordagem do realizador, que me parece ter de crescer bastante neste ponto para se assumir como cineasta de referencia.

Um filme exigente e que tinha tudo para fazer as suas interpretes brilhar. Close parece-me funcionar na sua construçao nos momentos todos do filme, na forma como transmite toda a montanha russa emocional, numa actriz com um ano de 2020 excelente em termos de interpretaçoes marcada por filmes menos competentes. Kunis, tem o lado mais visivel pela transformaçao fisica que o filme lhe exigiu mas depois falta alguma qualidade e recursos interpretativos para levar a criaçao para altos voos.


O melhor - O realismo

O pior - A abordagem da realizaçao e simplista demais


Avaliação - B



No comments: