Wednesday, June 09, 2021

Georgetown

 Gravado em 2019 este filme que marca a estreia do conceituado actor Christopher Waltz atras das camaras, teve finalmente luz do grande ecra em 2021, numa adaptaçao de uma particular historia real sobre um homicidio e sobre a relaçao de um peculiar casal. Este filme  nao conseguiu no entanto recolher grande amor critico o que podera explicar o atraso no seu lançamento. Comercialmente e obvio que nao era um filme para grandes publicos contudo os resultados sao completamente nulos.

Sobre o filme, eu confesso que a historia em si, o desenvolvimento da relaçao, a forma como o filme se vai fragmentando em segmentos de forma a explicar de uma forma concreta aquilo que vemos acaba por ser funcional, embora percebemos no imediato toda a explicaçao de um filme que tenta esconder sem grande sucesso a sua genese, e ai podemos ter a grande dificuldade do filme.

De resto parece-me um filme competente, alicerçado do primeiro ao ultimo minuto na personagem e criaçao de Waltz num papel pensado do primeiro ao ultimo momento para as caracteristicas do ator, ou nao fosse o proprio o realizador, que vai funcionando muito por culpa da sua presença e da sua personagem. Isto faz com que o filme seja misterioso, intenso, e acima de tudo que ficamos surpreendidos com as capacidades ou a loucura da personagem central.

Assim, sem ser uma obra de referencia em filmes sobre saude mental, nem ser propriamente um filme deslumbrante penso que e um pequeno filme que cumpre com alguma eficacia os seus curtos objetivos. Fica a ideia que deveriamos ter mais informaçao sobre o lado judicial, mas o filme opta por trabalhar mais a relaçao central.

A historia fala de um ambicioso individuo que se casa com uma diplomata conhecida e poderosa mas muitos mais velha que cria nele e a possibilidade de se tornar um importante diplomata com impacto mundial, e que redonda na morta da mulher.

Em termos de argumento a historia e interessante principalmente porque a personagem o é e nisso o filme consegue potenciar bem toda a dinamica da mesma. Pode por vezes quebrar em termos de ritmo mas fica a clara ideia que e no argumento que incide os principais atributos do filme.

Na realizaçao Waltz estreia-se aqui para o grande ecra com um trabalho modesto, que deixa a historia e o argumento rolar, o que demonstra humildade. Nao retira muito brilho enquanto realizador mas deixa-o brilhar como inteprete, ou nao fosse esse o seu lado mais competente.

No cast o filme funciona e Waltz esta ao seu melhor nivel. Ainda que muito colado aos seus papeis mais habituais Waltz funciona como pouco neste registo lunatico e extrovertido que leva o filme consigo. Ao seu lado a sempre competente Redgrave emparelha bem. Benning tem menos palco mas sustenta bem um elenco de primeiro nivel.


O melhor  - A personagem central

O pior - Podia ser mais explorado o lado judicial


Avali



ação - B-

No comments: