Saturday, June 26, 2021

Fatherhood

 Este filme lançado a semana passada pela Netflix era uma das apostas comerciais de verão, principalmente por trazer numa das maiores figuras da comedia como Kevin Hart, num estilo diferente mais dramatico mas com muita intensidade emocional com todos os ingredientes para agradar familias inteniras. Enquanto que comercialmente ainda nao vamos conseguir perceber o real valor do filme, criticamente esta incursão de Hart pelo drama ficou pela mediania que talvez possa ter tirado algum impacto a experiencia.

Sobre o filme temos uma mistura de comedia e drama que tenta trazer alguns atributos comicos de Hart a um titulo declaradamente dramatico do primeiro ao ultimo momento com todos os pontos que trata. Esta mistura ate pode funcionar no que diz respeito a forma como transmite o drama mas ao mesmo tempo fica a ideia que as coisas nunca funcionam na plenitude porque acima de tudo Hart nao encaixa quando o filme quer ter intensidade dramatica.

Assim resulta um filme de familia, sem grandes riscos, que trabalha o lado emocional e a forma como contorna a dificuldade potenciando o impacto dramatico das relaçoes familiares, mas soa a algo que ja vimos antes, ou seja o filme trabalha com vetores que ja foram traduzidas diversas vezes em imagens e muitas vezes bem melhor contextualizadas que esta.

Ou seja um filme simples de desgaste rapido que perde por nao conseguir levar Hart para o drama mesmo que consiga levar o drama da historia para a forma de cinema de Hart e penso que o filme seria claramente mais valorizado com o contrario. Claro que muitas familias vao gostar dos valores e da emoçao que o filme tras, mas em termos artistico e mais do mesmo.

A historia fala de um pai desajeitado que apos a morte da mulher no parto e nao querendo abdicar da sua vida profissional decide cuidar sozinho da filha mesmo sem retaguarda familiar quando acima de tudo tem que balançar todos os lados sozinho.

Do ponto de vista de argumento o filme tem muito mais coraçao do que razão, o impacto do filme e significativo e a forma como balança o drama e o comico ate pode funcionar, o problema e que a historia as personagens e dialogos e algo repetitivo quando olhamos para outros filmes do genero.

Na realizaçao um dos irmãos Weitz pegou na orquestra um realizador que depois do inicio na comedia nunca conseguiu encontrar o seu registo que lhe desse sucesso acabando por colecionar filmes menos relevantes e este acaba por ser mais um filme pequeno de um realizador que poderia ter tido uma carreira bem mais impactante, algo que o seu irmao conseguiu mais na escrita.

No cast eu sublinhou a tentativa de Hart ser algo diferente mas nao consegue tirar o lado comico e o filme nunca o consegue fazer funcionar no lado dramatico e o filme perde algum peso com isso. Fica a tentativa mas parece que Hart nao tem caracteristicas fisicas e como actor para esse ponto portanto fica a tentativa mas nao resultou.


O melhor - Vai emocionar as pessoas


O pior - Hart leva o filme para o lado comico mas o filme nao o consegue levar a ele para as exigencias dramaticas


Avaliação - C



No comments: