Sunday, April 18, 2021

The Marksman

 Num Janeiro completamente silencioso e estrnho partilhado entre alguns lançamentos ainda com objetivos de premios e outros lançamentos em cinema que tentaram perceber como estava a possibilidade de chamar grande publico as salas, surgiu este filme de ação muito na onde do que Liam Neeson nos ultimos anos tem feito. Este filme de ação acabou por surgir com resultados medianos criticos, longe dos desastres de alguns projetos recentes e comercialmente pese embora tivesse a ambição de trazer o publico de regresso ao cinema não foi propriamente o marco nesse sentido.

 Sobre o filme podemos dizer que basicamente é igual à maioria dos filmes de Neeson nos ultimos anos de vingança e sobrevivência contra o crime organizado alterando apenas o contexto, aqui numa fronteira mexicana com um cartel organizado do outro lado. O filme tem os condimentos tipicos a ligação emocional que se vai criando entre personagens, sequencias de ação de media intensidade e a previsibilidade do primeiro ao ultimo minuto que fazem com que muitas vezes não seperceba por completo o sentido de filmes como este.

Fica a ideia que a historia não tem grandes preocupações de contexto ou sequer de potenciar as personagens em nenhum dos lados e isso esvazia e transforma o filme num tipico filme dos subúrbios de serie B com procedimentos básicos que resultam num filme básico, igual a muitos e que apenas serve na sua essência para aumentar o cardápio de filmes tipo Neeson. Fica a ideia que para estes filmes resultarem terão de ser normalmente mais potenciados quer em termos produtivos quer nos balanços das personagens.

Ou seja um filme que vai ser mais um da longa lista de filmes de Neeson de ação e pouco mais. Não temos um contexto diferenciador e pior que isso nunca temos um outro lado da barricada que acabe por contrapor um Neeson a entrar numa idade avançada mas que ainda consegue ter esse lado mais carismático.

O filme fala de um jovem que passa a fronteira a fugir de um cartel de Droga ate que acaba por ser apanhado por um fuzileiro Naval que acaba por o proteger e impedir que este seja aniquilado pelos vilões.

Em termos de argumento temos um filme básico, com personagens rudimentares e mais que isso uma abordagem totalmente simplista. E daqueles filmes que nos primeiros minutos percebemos perfeitamente como vai acabar.

Lorenz e um realizador que teve algum mediatismo no seu filme de estreia pelo elenco que conseguiu reunir mas o filme em si esteve longe de ser fabuloso, o que esmoreceu a sua carreira que agora surge numa vertente bem mais simplista e de tarefeiro que propriamente não servirá de qualquer impulso.,

Em termos de cast Neeson sente-se confortavelmente no género, e isso acaba por se denotar, quer no lado de ação quer no lado da personagem simplista que acaba por ser. O filme falha por completo nos secundários principalmente não tendo em conta interpretes de qualidade para personagens secundarias rudimentares.


O melhor - Não e um filme que exige muita capacidade cognitiva


O pior - A falta de elementos subjetivos que potenciem outro tipo de filme


Avaliação - C-




No comments: