Este e daqueles filmes que perde a corrida aos premios e depois e lançado com pouca ou nenhuma pompa no meio de outros filmes neste reacender da ligação entre o espetador e o cinema. Um daqueles tipicos filmes de espionagem historica em plena guerra entre EUA e URSS. Este filme apesar de arredado de premios ate conseguiu avaliações positivas sendo que comercialmente esta longe de ser o tipo de projeto mais apelativo para fazer regressar os espetadores ao cinema.
The Courier e um filme de ritmo baixo, algo promenorizado nos detalhes, mas que perde demasiado tempo na forma como nos da um clima hostil russo. COmo muitas das historias de guerra temos uma posiçao asusmida no filme, um lado bom e mau que nos parece ser sempre uma opçao politica, de um filme que tem na forma como CUmberbacht nos da os ultimos minutos a sua maior arma mas que apenas consegue tornar o filme competente sem ser brilhante.
A forma como a densidade psicologica do filme se vai adensando circundando a personagem do primeiro ao ultimo minuto e um dos bons momentos de um filme pausado, realizado com profissionalismo sem brilhantismo, e que lhe falta o impacto de surpreender o espetador quer visualmente quer me termos de um argumento demasiado preso aos acontecimentos e menos as personagens.
Ou seja um filme competente sem ser brilhante que nos relata uma historia veridica de espionagem em plena guerra com as suas consequencias, bem interpretado mas que nao consegue tirar os seus trunfos para levantar para um estilo de filme bem mais eficaz tornando-o numa obra algo cinzenta
A historia fala de um homem de negocios que e envolvido numas relaçoes com russos com o objetivo de passar informaçoes sobre os planos nucleares daquele pais, numa espionagem infiltrada ao mais alto nivel, mas que acaba por o associar a uma alta patente que ultrapassa as barreiras do negocio.
O argumento tem uma historia interessante, historicamente relevante mas que em termos de algumas especificidades acaba por sofrer algumas dificuldades em termos do desenvolvimento maior das personagens. Tambem os dialogos fica na retina a possibilidade de serem mais trabalhados
Na realizaçao Dominik Cooke e um realizador britanico mais reconhecido por alguns projetos de televisao. E competente em modo qb mas nao tem recursos para levar o filme para patamares mais elevados o que pode justificar uma carreira ainda algo cinzenta.
No cast o filme tem em CUmberbacht o seu maior trunfo principalmente na dedicaçao fisica e intensidade dramatica dos ultimos minutos, que demonstram a boa forma do ator. Ao seu lado um leque de competentes atores secundarios embora com personagerns bem menos trabalhadas.
O melhor - Os ultimos vinte minutos de Cumberbacht numa entrega fisica e dramatica a personagem
O pior - ALgo lento no seu inicio
Avaliação - C+
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