Saturday, January 16, 2021

Wonder Woman 1984

 Estava programado que este novo capitulo do filme de maior sucesso critico e comercia da DC se tornasse num dos acontecimentos comerciais de 2020, mas as estranhas contigencias do ano acabaram por alterar todos os prognosticos e o filme acabou por estrear no mercado americano em pareceria com a recem nascida hbo max, numa junção envolta em polemica já que foi assumida como uma declaração de morte aos cinemas como os conhecemos. Este filme mesmo assim teve algum reflexo comercial embora criticamente tenha ficado muito longe do sucesso do primeiro filme.

Quando saiu o primeior filme muitos consideraram que finalmente a DC tinha conseguido neste novo universo ter um filme de boa qualidade, contudo ja naquele tempo não fui particular entusiasta do filme, Mas depois de ver o segundo percebe-se que a DC volta aqui a uma pobreza narrativa que e comum na maioria das suas abordagens e que a coloca obviamente num patamar muito inferior da Marvel.

Os problemas deste filme são mais que muitos, começa por um argumento básico, desinteressante, que nao consegue ser engraçado ou curioso, que poderia fazer funcionar o espirito dos anos 80, pelo menos parece ter esse objetivo mas nunca o consegue ja que apenas se limite a alguns fatos coloridos. Também do ponto de vista tecnica as sequencias de ação são um exagero, muitas absurdas e nem sempre bem filmadas com excesso do lado digital que nao convencem os adeptos.

Por fim temos um regresso da DC a mediocridade dos seus titulos ficando a ideia de uma incapacidade brutal de fazer os seus filmes funcionarem minimamente neste universo. Aguarda-se Batman para perceber que o seu maior trunfo altera essa perceção caso contrario ficarão como parentes pobres do mundo dos super herois.

O filme segue a WOnder Woman que acaba por estar em 1984 até que encontra uma pedra que lhe permite a concretização dos seus desejos mas acaba nas mãos de alguem com objetivos grandiosos que acaba por por em perigo o sucesso da humanidade.

E no lado narrativo que o filme falha em toda a linha, nos dialogos no centro da historia e principalmente no ponto mais negativo que e o facto de trabalhar de maneira irrisoria os sempre importantes viloes. Fica a ideia de um filme que se limita a personagens conhecidas e pouco mais.

Na realizaçao Patty Jenkins regressou ao leme depois do sucesso do primeiro filme, mas parece falhar, principalmente por tornar o filme demasiado digital, demonstra que quem sabe não sera a criatividade do primeiro filme o apanagio da sua carreira mas algum grau de tarefeira que neste filme demonstra.

No cast eu considero de Gadgot foi uma escolha feliz para Wonder WOman e aqui convence, mas o filme falha mais do que na escolha dos seus viloes na execução das personagens. Quer Pascal quer Wigg nunca conseguem ter dimensao para fazer o filme brilhar mais.


O melhor - Alguns apontamentos da cultura 8os do inicio



O pior - A falta de originalidade ou qualidade do argumento


Avaliação - D+

No comments: