Friday, January 29, 2021

Tenet

 Foi sem duvida o acontecimento cinematografico do ano, não só por ser mais uma tentativa de Nolan reeinventar o seu cinema exprimental mas acima de tudo porque foi o filme que tentou desafiar o confinamento mesmo que isso em termos comerciais e nos EUA acabasse por provocar dano no filme mas nunca ninguem lhe tirara a coragem efetiva que teve. Criticamente foi um filme que dividiu entre quem entrou na dinamica de NOlan e aqueles que acharam um objeto de compreensão demasiado dificil.

Sobre Tenet parece.me obvio uma coisa é um filme que é desnecessáriamente confuso que torna tudo quase impossivel de interligar, ou quando o tenta fazer o espetador ja dispersou toda a sua atenção tentando reunir toda a informação do puzzle de forma a que o seu resultado final acabe por nao dar grande prazer ao espetador. Quando assim acontece é sinonimo a ligação entre espetador e filme não e minimamente funcional e o filme perde a primeira das suas razões.

POdemos dizer que talvez seja uma obra muito ambiciosa, e nisso penso que não existe grandes duvidas das dificuldades de argumento e tecnicas que o filme se propõem, mas por vezes temos de ter alguma noçao das limitaçoes que existem e parece que o filme nao as quer ter. FIca a ideia que Nolan esta a tentar desafiar-se a si proprio mas que perde a noção do seu quebra cabeças.

Claro que temos alguns ingredientes bem trabalhados com alguns efeitos, mas principalmente a irreverencia de algumas sequencias mas mesmo nas escolhas mais basicas o filme nem sempre e feliz e isso torna o filme estranho e para mim aquele que pior comunica com o publico na carreira do feliz realizador.

A historia fala de um agente dos serviços britanicos que entra com o objetivo de tentar impedir que um terrorista coloque em causa a sobrevivencia do mundo quando percebe da existência de objetos com existencia invertida e que conduz a uma luta entre o passado e o futuro.

Em termos de argumento a ideia do filme e original, tem bons apontamentos mas tudo e demasiado confuso para resultar em pleno. Fica a ideia que a montanha ideologica de Nolan e demasiado grande para ser acedida e isso leva a que o filme tambem no seu argumento nao seja mais que corajosa.

Eu gosto de NOlan acho que tem uma carreira de primeiro nivel que nos ultimos anos tem no entanto entrado num desafio demasiado extremo dele para si proprio que nem sempre tem resultado em filmes de topo. Aqui a dificuldade estava no nivel maximo mas nem sempre consegue o seu melhor.

No cast o filme falha Washington Junior ainda não tem a presença de figura de cartaz para assumir o filme e isso acaba por danificar o filme, Debecki tambem nao e brilhante, e sobra um Pattinson com alguns bons momentos na personagem mais interessante do filme mas que acaba por ser a menos explicada.


O melhor - A forma como o filme tenta arriscar a um grau de dificuldade elevada


O pior - Uma confusao que nunca se liberta


Avaliação - C-



1 comment:

Zdravkaboudinova said...

Great posst