Saturday, January 16, 2021

Wolfwalkers

 Numa tradição de cinema britanico de animação que já trouxe alguns dos maiores sucessos de animação dos ultimos anos deste pais, surge mais um filme da dupla Moore e Stewart, desta vez com o apoio da Apple +. Num ano onde tambem o cinema de animação de grande publico esteve parado, o que levou a que este filme trabalhado em 2d se tornasse num grande sucesso critico e num dos fortes candidatos ao oscar de melhor animaçao mesmo que em termos de grande publico seja um filme para um publico menor.

Sobre o filme podemos dizer que tecnicamente ao fugir aos parametros normais se torna num filme diferenciado, embora seja indiscutivel que o 3d e o digital de primeira linha permite uma melhor atençao aos seus filmes. Após esta originalidade menos proxima do grande publico mas chamativa, o filme em termos de narrativa e um filme que tem os ingredientes tipicos do genero, ou seja, miticismo, uma boa componente moral e de heroismo que tornam o filme o filme em termos de conteudo algo epico embora o seu estilo o orignal o adormeça.

Claro que nao se trata de um filme de primeira linha em termos narrativos, que se trata de um filme mais proximo da critica que vem ao longo do tempo a valorizar o estilo dos realizadores deste filme do que propriamente do grande publico. O heroismo e a boa mensagem esta bem patente e o seu estilo diferenciador cativa a maior parte das pessoas que decide ver o filme.

E um daqueles pequenos filmes que marca pela diferença, que nao tendo propriamente uma dimensão para o tornar uma obra prima, e ser algo previsivel na sua conclusao, nao e propriamente um filme que se deve esquecer pelo facto de conseguir cimentar o estilo diferenciado no competitivo mundo de animaçao.

A historia fala de uma filha de um caçador que ambicionando tambem ela caçar lobos, acaba por manter uma relação de amizade com uma menina lobo e começar a defender a alcateia dos ataques dos aldeoes.

Em termos narrativos tem os ingredientes que um filme de animaçao independente deve ter como honra, mensagem, um lado epico. Nao e propriamente um filme muito diferenciado em termos de historia mas os seus bons ingredientes tornam a historia interesante.

Na realizaçao este estilo algo simplista de imagem de Tomm Moore e Ross Stewart tem feito as delicias dos criticos de animaçao pelo lado arcaico numa epoca de tecnlogia. A assinatura esta la mas penso que nem sempre funciona na comunicação com o espetador.

O leque de vozes e simplista sem grandes figuras que cumpre os designios do filme e pouco mais.


O melhor - A originalidade da abordagem.


O pior - Os desenhos nem sempre comunicam bem com o espetador


Avaliação - B-



No comments: