Saturday, January 16, 2021

Fatale

 Numa altura em que o cinema aos poucos vai medindo o pulso ao seu publico lançando filmes menores de forma a tentar avaliar a forma como o grande publico regressa as salas. Um desses filmes que foram lançados em Dezembro foi este Thriller dentro de um genero que tem sido proximo principalmente da cultura afro americana, ja que tem lançado quer atores proprios que apos este lançamento ganham outra dimensão quer realizadores. Como tem sido habitual neste genero de filmes o resultado critico do filme foi negativo, sendo que comercialmente os resultado nem foram tao negativos tendo em conta o contexto.

Sobre o filme quem tem acompanhado um estilo de cinema afro americano que junta o Thriller simples nos anos 90 centrado em individuos bem sucedidos afro americanos com historias previsiveis pouco elaboradas, e sequencias muito serie b que preenchem espaço e mediatismo para um publico alvo muito particular.

O estranho deste filme e apenas a presença de Swank e mais que tudo num papel que exigia alguma sensualidade. Por tudo isto parece-me que o filme e um conjunto de atos falhados de um entertenimento rapido e de desgaste rapido, sem grandes ambiçoes e sem grandes atributos.

Dentro de um estilo de cinema que nunca foi propriamente conhecido por grandes qualidades em nenhuma das componentes dos seus filmes temos mais um barometro da segurança que os espetadores ainda sentem relativamente a um cinema de desgaste rapido que nunca vai ficar na lembrança de ninguém.

A historia fala de um conceituado agente desportivo que acaba por depois de alguns problemas no seu casamento se envolver com uma mulher numa noite de las vegas que mais tarde vai investigar um assalto a sua casa, entrando numa dinamica de obsessão entre personagens.

Em termos de argumento o filme e limitado em todos os sentidos, começando nas personagens quase não desenvolvidas, passando por uma linha narrativa igual a tantas outras do mesmo género, com toda a previsibilidade que se assume do primeiro ao ultimo minuto.

Deon Taylor e um realizador que acabou por ja estar ao leme de alguns filmes dentro da comunidade afro americana de dimensão pequena mas com alguma distribuição que no entanto nunca conseguiu grande reconhecimento no grande publico sendo obviamente filmes de desgaste rapido sendo este mais um para a lista.

No cast se Ealey acaba por ser um actor muito habitual neste tipo de cinema de segunda linha estranhamos a presença de Swank, uma actriz galardoada com dois oscares que nos ultimos tempos se encontra algo afastada do sucesso e que por isso vai descendo patamares ate este nivel baixo.


O melhor - Um filme sem grandes objetivos


O pior - Toda a previsibilidade


Avaliação - D+



No comments: